Criando Blinkies

Material usado :
- PSP9
- Animation Shop
- Gifs Pequenos

Primeiro vamos criar a base que pode ser salva e utilizada em outros trabalhos...

01 - Abra uma nova imagem transparentes de 300x90

02 - Selections/ Select all

03 - Selections / modify / contract > 15

04 - Salve essa seleção. Selections / load-save / save selection to alpha channel:

05 - Pinte a parte central da seleção. As cores aqui não tem importância, servem apenas como referência. Retire a seleção

06 - Adicione nova layer

07 - Deixe visível a grade (view / grid ) para facilitar o trabalho. Configure-a assim ( view / change grid, guide & snap):
(a cor azul é opcional)

08 - Coloque sua imagem em zoom de 300% ( sinal de MAIS no teclado numérico por 5 vezes)

09 - Utilize o PINCEL (paintbrush) configurado assim:
Quadrado / size 5 / hardness 100 / step 25 / density 100 / thickness 100
rotation 0 / opacity 100 / blend mode normal

10 - Pinte o segundo quadradinho da linha superior e sempre pulando de dois em dois vá até o final da linha.
(Nesse tamanho de blinkie teremos 20 quadradinhos na horizontal e 6 na vertical)

11 - Complete toda a volta (horizontal e vertical). Depois Selections / select all e selections / float (somente os quadradinhos ficarão selecionados)

12 - Salve essa seleção em selections / load-save selection / save to alpha channel com o nome de blinkie1

13 - Retire a seleção

14 - Adicione nova layer. Vamos pintar novos quadradinhos, mas agora ao lado desses primeiros quadradinhos. Use outra cor para facilitar, conforme print acima. Complete toda a volta.

15 - Selection all. Selection / float e salve também em alpha channel, agora como blinkie2

16 - Retire a seleção

17 - Adicione nova layer. E use o pincel preenchendo o espaço entre os dois quadradinhos. (O terceiro quadradinho completando toda a volta)

18 - Selection all. Selection / float. Selection / save to alpha channel. Coloque o nome de blinkie3

19 - Retire a seleção

20 - Adicione uma nova layer com o nome de BLINKIE

21 - Delete todas as outras layers (raster1, raster2, raster3 e raster4)

22 - Confira em selections / load-save selections / load from alpha channel se as seleções estão todas lá...

23 - Salve a base como baseblinkie.psp (formato PSP) e guarde. Sempre que quiser criar novos blinkies, basta abrir essa base e usá-la como segue abaixo.

24 - Mantenha essa imagem aberta ou abra uma base pelo file/open. Aparentemente é uma imagem vazia, mas todas as seleções estão salvas nela.

25 - Duplique pelo shift+D para não perder o original, ok?

26 - Vá em selections / load-save selection / load selection from alpha channel

27 - Escolha o item que nomeamos de FUNDO e clique em load

28 - Pinte a parte central com um gradiente, pattern ou uma cor escolhida de alguma imagem e aplique um efeito. Eu apliquei effects/texture effects/texture (bricks)

29 - Inverta a seleção (selections/invert)

30 - Pinte a borda e aplique um efeito de inner bevel ao seu gosto

31 - Retire a seleção e duplique essa layer 2 vezes. Renomeie layers Blinkie1, 2 e 3 .Retire a visibilidade das duas cópias. (layers 2 e 3)

32 - Na primeira layer (blinkie) procure a seleção (load - save selection /load selection from alpha channel) de nome blinkie1

33 - Você estará somente com os quadradinhos selecionados. Pinte-os.(use o baldinho/Flood Fill Tool, fica mais fácil)

34 - Retire a seleção

35 - Tire a visibilidade dessa layer e volte da layer "copy of blinkie". Em load - save selection /load selection from alpha channel localize a seleção de nome blinkie2.

36 - Pinte os quadradinhos . Retire a seleção e tire a visibilidade da layer

37 - Torne visível a layer "copy (2) of blinkie". Repita o processo anterior localizando a seleção blinkie3, pinte e aplique o efeito já usado.

Retire a seleção.

38 - Adicione nova layer para o texto. Escreva seu texto com a fonte que quiser, em tamanho proporcional ao blinkie. Aplique inner bevel e drop shadow. Se quiser adicione pequenas imagens e assine.

40 - Feche as layers 2 e 3. Edit copy merged
42 - No amination - edit past a new animation

43 - Volte ao PSP feche a layer blinkie1 e abra a layer 2. edit copy merged

44 -No animation - edit past after current frame

45 - Volte ao psp feche a layer 2 e abra a 3. edit copy merged

46 - Repita o passo 44

47 - View animation - veja se ficou certinho a sua animação e salve como gif.

Espero que tenham gostado! Até a proxima.

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Para fazer esse, precisaremos aumentar a altura, veja que metade do corpo do espantalho fica acima do blinkie,

então depois de pintar os quadradinhos

Image/Canvas Size, clique na setinha para baixo

para aumentar a altura (heigth) e termos espaço para colocar a nossa imagem.

Cole a sua imagem numa nova layer acima.

Dica: Não aplique drop shadow nessa imagem, pois não fica legal na hora de salvar no AS , pois o fundo é transparente.