Oi queridos, boa tarde

 

Como prometi, aí vai o tutorial da animação que a Jandira apresentou aqui pra gente.

Eu pensei duas maneiras de fazer e sinceramente, ambas são treinamentos de paciência e concentração!!!!

 

Primeira forma

Utilizando efeito do Animation e contando com nenhuma precisão, coisa que me deixa completamente insegura, mas vamos lá.

Eu fiz quatro cartõezinhos de mesmas dimensões pra animar, aproveitando pra fazer  uma imagem de avaliação e no PSP, posicionei como desejo que mais ou menos fique a distribuição deles no final. E aqui começa o “mais ou menos”. Ái!

Cada quadrinho está na sua devida layer e a imagem tem 210x234pixels.

Select All na layer com a letra A, Copy e levo pra Animation como nova animação.

(Nunca se  esqueça de acionar o Propagate Paste)

Effects / Insert  Image Transition / Wipe:

Configurei Star With, Transition Lenght e Frames Per Second, depois abri o Customize e marquei  como na imagem.

Esticando a tirinha de frames, vi que depois da sétima, o quadrinho sai do quadro e não me interessa mais.

 

Selecionei a partir da frame 8 até a última e deletei, ficando com as 7 primeiras frames.

Vejo no seu trabalho, onde termina o movimento que lhe interessa.

Pronto, “já” consegui levar o A da esquerda pra direita.

 

Agora preciso fazer o M descer.

Volto no PSP, Select All na layer com o M, Copy e volto pro Animation, Passo o M em nova layer.

Effects, o mesmo Efeito já utilizado, mudando apenas em Customize:

Olho a tira de frames e 8 inclusive, posso deletar  e deleto.

Agora eu tenho uma tira que leva o A da esquerda pra direita e outra que o leva o M de cima pra baixo, hora de juntar, mas como, mantendo as posições???

Mais um “mais ou menos”. Ái , aí

Vou  ter que passar uma tirinha pra cima da outra e pra garantir que entre numa posição tão próxima quanto possível da exata, só se eu fizer uma marcação bem chatinha.

Preciso que o primeiro M entre na primeira frame de As, na posição do último A, certo?

 

Chato, mas só exige atenção:

Na tira de As, copio a frame 7, clico na frame 1 e passo Before Current frame:

 

Vou em Registration Mark, Spanning Cross selecionado...

... clico na primeira frame e marco uma aresta preu posicionar a frame que virá:

 

Clico na setinha (a branca, primeira lá em cima), clico sobre a primeira frame (que já cumpriu sua função) e deleto.

Na tira M, Select All, copy.

Na tira A, zoom legal, Select All, CONTROL/ E, na primeira frame, posiciono o M  (mais ou menos, sabe como é) na marca feita.

 

Volto em Registration Mark e clico em Clear, só pra tirar a marca. Setinha de novo.

Bem... Agora vc já sabe o que fiz depois, né? Repeti o processo pra letra E e depois pra letra I, sempre configurando certinho o Customize do efeito. Minhas 7 frames ficaram assim:

 

Legal, mas e agora?

Aposto que você adivinhou!!! Repeti o processo todo mais três vezes!!! Partindo de I, E e M na primeira posição, nesta ordem, criando outras 3 gifs e colando sempre após a última frame gdaa gif grande em formação, nunca esquecendo de deletar  uma das duas frames iguais.

No final, ficou bonitinha a minha gif de 24 frames, mas mais ou menos arrumadinha.

Isso ficou parendo programa de culinária que lista os ingredientes, da uma misturadinha e mostra o prato já pronto. Vc fica pensando que é facinho e fica pronto em meia hora.

Não é não, viu??? rsrsrsrsrs

 

 

Segunda forma

Usando o Animation só pra fazer o movimento.

Cálculo (adoro isso)

Vou aproveitar os quadrinhos já feitos, seria mais fácil dimensioná-los pensando no quadro final, mas vamos lá.

Verifiquei que cada quadrinho tem 83x100px.

Então:

Na horizontal vou ter 83px + espaço entre os quadros + 83px;

Na vertical, vou ter 100px+ espaço entre os quadrinhos + 100px e

Decidi que quero “andar” 6 passos pra levar cada quadrinho de uma canto até o canto seguinte.

Na horizontal, o A por exemplo , para ir da posição inicia até a seguinte, tem que andar (83+espaço), então, quantos pixels deve ter o espaço pra que o quadrinho percorra um número múltiplo de 6?

O primeiro múltiplo de 6 depois de 83 é 84, mas aí o espaço ficaria com 1px e é muito pouco. Em tão 7, pronto.

83 + 7 = 90 e 90 /6 = 15,  em cada passo devo “andar” 15pixels na horizontal.

Para vertical, o mesmo processo: o primeiro múltiplo de 6 depois de 100 é 102, e o espaço ficaria com 2px. Então fico com 8px pro espaço:

100 + 8 = 108 e 108/6 = 18, portanto tenho que “andar” 18 pixels na vertical em cada passo.

  

E foi o que eu fiz, cada frame, uma a uma no PSP, movendo os quadrinhos os números de pixels  calculados.

A primeira frame com os quadrinhos posicionados cada um no seu canto; pra segunda, movi cada um pra direção certa o número de vezes calculado; pra terceira novamente empurrei... até terminar as 24 frames.

Movi com as setinhas porque achei mais rápido do que a outra opção que é o offset que, sem atalho no teclado, é muito chato voltar em Effects/Image Effects /Offset montes de vez. Ia calcular, resisti!

 

Trouxe já prontinho pra vcs verem (hehe):

 

 

Bonitinha e direitinha.

 

Beijos gente

Helô