Custom Selection

 

O Custom Selection da ferramenta Selection Rectangle é bastante útil quando precisamos selecionar uma região retangular mais ou menos precisa e utilíssimo quando temos que escrever num tutorial qual região desejamos que seja selecionada.

Sei que parece complicada pra muita gente, mas é uma ferramenta de fácil utilização, querem ver?

Acione as réguas e a barra de Status. Só por agora, vc não vai precisar delas toda vez que for usar o Custom Selection, só algumas vezes, embora eu recomende que não as feche jamais.
View/ Rulers para as Réguas
e View / Toolbars / Status para a barra de Status.

Vou usar uma imagem de dimensões 600x450pixels pra exemplificar e pra começar vou supor que desejo marcar um quadrado de lado 120 pixels no centro da imagem.

Na régua horizontal tem 600 pixels, o lado do quadrado vai ocupar os 120 centrais, então sobram 480 pixels (600 - 120), sendo 240 (480/2) em cada lado.
Na régua vertical tem 450 pixels, o lado do quadrado vai ocupar os 120 centrais, então sobram 330 pixels (450 - 120), sendo 165 pra cada lado.

Enfim, o valor em Left é a distância que o retângulo se encontra do lado direito da imagem; em Right, a distância do lado esquerdo; em Top, a distância que o retângulo está do lado superior e em Bottom, a distância do lado inferior, facinho assim.

 

Agora imagine que vc está fazendo o tutorial de uma tag num 800x500pixels e precisa especificar a seleção de um retângulo precisamente pra que a aplicação de um plugin forneça o resultado esperado. A gente sabe que isso, as vezes, sem o Custom Selection pode ser muito difícil. Você selecionou o seu retângulo, olhe pra ele

Verirfique as coordenadas. Cursor na aresta superior esquerda, leia os valores do ponto na barra de Status ou mesmo na régua, se não for preciso tanta exatidão.

então no meu exemplo, o valor na régua horizontal é 159 e na régua vertical é 162.

Cursor no canto inferior direito, leia as coordenadas

No meu exemplo: 400 na régua horizontal e 319 na régua vertical.

Então os Valores para Custom Selection que eu vou colocar no meu tutorial serão:

E os seus valores, quais são?

 

Você está fazendo um tutorial de alguém, um top lindo, 1024x450 pixels digamos e lá no final, fase de acabamento, a autora diz pra selecionar uma barra de 20 pixels de altura (que vc vai pintar, dar inner bevel e posicionar na parte de baixo), eu confesso, se não contasse com o Custon Selection, só com meus olhos, estaria perdida. Não é fácil mesmo, não pode faltar seleção em lugar nenhum, qualquer pequena falha pode virar um montro.

Então vamos garantir um bom acabamento:

Tenho certeza de que você já sabe.

A seleção deve ter toda a largura da imagem, vai de left 0 a right 1024 portanto; e vc só quer 20 pixels de altura, os mais inferiores: top 430 e bottom 450.

Se parecer difícil, elabore um problema e busque a solução, outro e outro até que o processo se torne muito fácil e conte comigo.

helo@dondon.com.br

Se interessar, repasse.

 

Helô Dondon
Agosto de 2015