ACERTANDO A PERSPECTIVA DOS QUADROS


Levei o quadro pra cima, até que encostasse na aresta formada pelo teto e a parede lateral, pra usá-la como guia. Dá pra fazer com precisão, observar e guardar os ângulos que usamos, mas vamos simplificar que fica muito bom.

Ferramenta Deform,







cursor no vértice superior esquerdo, tecla Ctrl pressionada, empurrei até que o lado superior do quadro ficasse paralelo à aresta guia.
Levei o quadro de volta pro lugar e fiz o mesmo com o outro quadro.



Acertando o piso

Sob as paredes, nova layer abaixo de todas, ferramenta de seleção / Custom Selection, selecionei o seguinte retângulo



e pintei o piso.

O processo para dar perspectiva ao piso é o mesmo.
Ferramnta deform, Ctrl pressionada e puxei longamente o lado inferior do piso:





Teclas Ctrl e Shift pressionadas, cursor no centro do lado superior, puxei pra baixo até o limite da parede do fundo:



Pronto


Quase pronto!!! rs
Sou chata e ainda vou dar uma arrumadinha no sofá:



Agora acabou mesmo!!!


Tudo isso dá pra fazer com o plugin Andromeda Perspective, que é muito legal. Vamos brincar com ele na próxima Aula Interativa?

 

Oi queridas

Vou completar a as diquinhas sobre como montar um cenário com a perspectiva arrumadinha.

Há várias formas de montarmos a perspectiva porque há muitas maneiras e ângulos com os quais olhamos uma cena.

Vamos estudar algumas possibilidades, sem grande rigor técnico.


Sempre que vc for trabalhar com figuras geométricas, ângulos, perspectivas, mantenha acionadas a régua e a barra de status (View/Rulers e Toolsbars/Status).
Não sei fazer nada sem elas.

30º- como da Jô



obs: tapete redondo pra minha anja (hehe)

Todos os elementos devem ser colocados em função do ângulo e, como não tem ponto de fuga (talvez a gente veja depois), fica muito fácil de fazer.

Abra o transparente como vc quiser, não precisa ser quadrado.

Precisamos ser capazes de traçar uma linha que forme um ângulo de 30º com a horizontal.
Tenho que fazer com que conste a explicação, mas se vc não se interessar minimamente, pegue o meu segmento, trace sobre ele, leve sua linha pro canto superiror direito e pule todo o texto em cinza.



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O PSP mostra os ângulos formados na barra de status, mas sempre em funçáo da vertical, diferente de como aprendemos na escola (com a horizontal), assim o ângulo de 30º com a horizontal que queremos, no PSP é o ângulo de 60º com a vertical.

                       

Se for difícil de entender, não se preocupe, a gente pega o jeito.

Tenho duas alternativas pra deteminar essa linha:

*** Traçar em qualquer lugar e levar pro cantinho depois.

        
No primeiro quadro, a barra de status conta que o cursor está no ponto (330,125), formando um ângulo de 60º (e é aí que vc tem que olhar pra acertar o ângulo que deseja), minha imagem tem 400x400 pixels e 16 milhões de cores. No segundo caso, o cursor está no ponto (399,0), no extremo superior direito, pra posicionar a linha.


*** Posso também, traçar a linha no lugar certo, mas aí meu ângulo terá que ser de 240º



Parti do ponto (399,0), tracei até (262,79) formando ângulo de 240º com a vertical.

A primeira forma é menos exata, mas é mais fácil.

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Legal, linha posicionada, transforme a layer em raster, copie , dê Mirror. Merge Down, copie a layer, dê Flip, Merge Down. Pronto, ficou assim:





Retangle Tool e trace um retêngulo cujos vértices pertençam às 4 linhas (ele será a parede do fundo do seu cenário), assim:



Transforme em Raster, selecione dentro do retângulo e apague os excessos de linhas na layer de baixo.

Pinte as paredes e o teto, coloque texturas como desejar.


Piso

Selecione, Custom Selection.
Pras dimensões que escolhi:



Configure para as suas dimensões.

Nova layer, pinte com o piso.


Ferramenta Deform, cursor no cantinho superior direito do piso, tecla Ctrl pressinonada, empurre pra dentro, verifique o valor em Perspective Y, solte o cursor, mas não a pressão, observe o valor em Perspetive Y, empurre o ou solte novamente até obter o valor 60 na caixinha mencionada.



Ctrl e Shift pressionados, puxe o piso pra baixo até que o ele preencha a área reservada, sem sobrar nas paredes laterais e nem faltar no piso, assim:





Quadro

Colocado e redimensionado o quadro, o cantinho superior direito na aresta superiro esquerda, ferramenta deform, tecla Ctrl pressionada, empurre fazendo com que o lado coincida com a linha.



Feito!
Todos os obejetos devem ser adicionados da mesma maneira, obedecendo o ângulo tomado como base.


Divirtam-se. adoro isso! rindo


Se vcs acharem legal, podemos ver ainda algumas das outras formas:



Muitos beijinhos
Helô


Créditos
Tube  Fafá, as fotos são do Plínio e o Léo foi o modelo principal.
Tutorial da Helô
Julho/2014



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