MÁSCARA COM FONTES

A mais simples:

01 - Abra um transparente 500x300 pixels e pinte com uma cor clara qualquer. No final esta layer será preta, mas convém trabalhar com outra cor até o último momento para não causar confusão.

O raminho é o caractere 3 da fonte "Menina Graciosa". Eu posso passar pra vcs depois, caso não tenham, mas vale a pena dar uma olhada nas fontes dings nos sites de fontes para encontrar uma imagemzinha que fique legal.

02 - Como depende de cada fonte, vc vai ter que testar o tamanho e espessura da imagemzinha até achar valores bons. No meu trabalho, é size 72 e strok 1. Preto no fore e transparente no background?

Duas considerações:

"tenha em mente o tempo todo que tudo que for branco na máscara, será a área opaca qdo aplicada e o preto, ficará completamente transparente. Tons cina aparecerão com maior ou menos transparência.* trabalhe com a régua acionada, vc pode precisar dela.

03 - Transforme a layer em Raster( se estiver Vector) e com o Move, posicione a imagem na parte inferior, encostada na margem esquerda, é melhor quase encostar pra não perder pedacinho, depois a gente corta.

04 - Ferramenta Deform, cursor no centro do lado direito, empurre até o meio horizontal da imagem, isto é, até 250, na escala lá em cima.

  Você pode usar a régua e fazer mais ou menos, mas eu acho que se dá pra fazer com precisão e ela facilita, por que não?

05 - Duplique a imagem, mirror na duplicata. Se apesar do cuidado, os raminhos não encostem, use a setinha do move, um pra direita, um pra esquerda, até que encostem, é importante isolar o desenhinho pra garantir que vamos selecionar direito depois.

06 - Pela mesma razão, tenha certeza de estar com os raminhos, sou seja lá qual for sua imagem, encostados nos lados. Merge nos dois raminhos, ferramenta crop, clique em Layer Opaque:

 Cursor nos nós centrais, empurre para cima até 0 e pra baixo até 300 e as laterais deixe como estiverem. Corte.

  

07 - Na layer com o desenho, selecione a parte superior com a varinha. Selections/Modify/Expand1. Nova Raster em baico daquela e pinte de branco.

08 - A layer coloridinha, aquela primeira, agora sim, pinte de preto.

Não parece, mas isso vai virar uma máscara!

09 - Na Layer com desenho: Selection/ Select All/ Float/ Defloat/ Modify/ Select Selection Borders:

Pinte a seleção de branco.

10 - Merge All e salve em jpg.

Se vcs gostarem, na próxima a gente faz essa do top.

Tutorial Helô Dondon

Continuando:

Vi a mask de ondinhas da Glorinha e me lembrei que tem uma fonte muito, muito facilitadora pra fazer este tipo de máscaras. Pegue aqui

 

Tem um montão de possibilidades. Algumas: