O presentinho desta aula vai pra Marly, minha anja, por mil razões, entre os quais a infinita paciência que tem pra comigo.

Vamos começar por uma rendinha simples:

 

 

1. Antes de tudo, se você não tiver uma pattern quadriculada, vamos criar o padrão para oa redinha, o tule.

Abra uma imagem 100x100 pixels, branco no foreground e rode o Script GridMaker. Na janelinha de definição da grade, digite 5 para horizontal e vertical. Clique sobre o 100x100 e depois minimize, a pattern está prontinha.

 

2. Agora abra uma imagem 600X350 pixels. Pinte de preto.

 

3. Ferramenta preset Shape (ou fonte, picture tube, pequeno tube) e esolha uma florinha ou qualquer forma que você queira.

Carimbe, centralize, carimbe outra vez (ou outras vezes) em nova layer, arrume como você quiser, merge as layers com o elemento, duplique e posione à esquerda e à direita com intervalos regulares use o OffSet) até preencher toda a largura. Merge todas as layers com os conjuntos de elementos.

Posicione a barrinha mais perto do lado inferior, onde você desejar.

 

4. Ferramenta pen, Creat on Vector desmarcado, trace uma linha sobre a barrinha de flores, branco no fore, transparente no background (espessura sempre dependendo das saus aescolhas).

Duplique a layer e a posicione sob a barrinha.

 

5. Dê merge down nas duas linhas, selecione a região dentro delas, expand 1, nova layer sobre o fundo e pinte com a pattern feita, ângulo e escala configurados do seu jeito. A do exemplo, está 45º e 80%.

 

6. Ferramenta texto, procure uma fonte cuja letra "u" forme um babadinho bonito. Digite muitas letras u, diminua o valor de Kerning até que elas encostem umas nas outras, preencha toda a largura com "us", aplique, transforme a layer em raster e posione sob a linha inferior da barrinha.

Duplique a Layer, dê Flip e posicione sobre a linha superior, merge down.

Se for necessário cortar parte das barrinhas de "us", vá na layer com as duas linhas, selecione dentro delas e na layer "us", delete no teclado.

 

7. Na layer com as duas linhas, selecione a região acima da linha superir, expand 1, vá na layer fundo e pinte de branco.

8. Feche a camada fundo e a camada com a redinha, merge visible.

Drop Shadow: -1/-1/100/2 preto

 

9. Merge All e salve jpg.

 

 

Você pode complicar e inventar a vontade!!

Pode por exemplo, transformar as linhas em curvas...

pode usarma pattern redinha diferente...

Que tal hexagonal casinha de abelha, como a do top?

É muito fácil fazer essa redinha e muitas outras no Plugin Andromeda/Designs, mas uma tortura acertar os cortes pra torná-la padão, então se você quiser, pegue a minha.

 

Enfim, você pode tudo!!!

Divirta-se!!!

 

Helô Dondon
Fevereiro de 2015