Aula 4 - Inserindo música

É muito agradável recebermos um e-mail com som.  Assim, neste tutorial, vamos aprender a colocar som em nossas mensagens, 0 Outlook  só aceita arquivos de som com as seguintes terminações:

WAV e MID

Quando se trata de som wave tem que ser bem leve, pois o peso do email conta muito. Futuramente ensinarei vocês a fazerem suas próprias mids.

Temos vários tipos de arquivos de som.

Entretanto, as mais usadas são:

  • Midis:  (Musical Instrument Digital Interface), na prática, transforma a música real (a que foi gravada com instrumentos e vozes) em partituras, onde o computador se encarrega de ler e tocar as músicas para você com todos os instrumentos que você escolheu.  Você pode com isso, até mesmo, compor suas músicas colocando o instrumento que desejar da maneira que melhor achar! Com isso, podemos garantir que as MIDIS são uma poderosa arma para você que é músico ou um simples amante da música em geral.

    Por serem arquivos pequenos e levinhos sãos os preferidos para se usar em e-mails e Home Pages.
  • Wav: Arquivo de som padrão do Windows. Todos aqueles sons que seu Windows faz ao iniciar, enviar mensagens de erro e finalizar, são arquivos wave. Eles tem extensão .wav e são grandes. São muito semelhantes aos "arquivos" de  CD's  de áudio normais.
  • MP3:  MP3 é um formato eletrônico que permite ouvir músicas em computadores, com ótima qualidade. Assim como o LP, o K7 e o CD, o MP3  vem se fortalecendo como um popular meio de distribuição de canções. Mas porquê? A questão chave para entender todo o sucesso do MP3 se baseia no fato de que, antes dele ser desenvolvido, uma música no computador era armazenada no formato WAV, que é o formato padrão para arquivo de som em PC's, chegando a ocupar dezenas de megabytes em disco.  Na média, um minuto de música corresponde a 10 MB para uma gravação de som de 16 bits estéreo com 44.1 KHz, o que resulta numa grande complicação a distribuição de músicas por computadores, principalmente pela internet.  Com o surgimento do MP3 essa história mudou, pois o formato permite armazenar músicas no computador sem ocupar muito espaço e sem tirar a qualidade sonora das canções. Geralmente, 1 minuto de música, corresponde a cerca de 1 MB  em  MP3.

    Sendo assim, não demorou muito para o formato se popularizar e conseqüentemente, deixar as gravadoras preocupadas com seus lucros.  O MP3 alcançou um sucesso tão grande que quando as gravadoras se deram conta,  o formato já estava presente em milhões de computadores em todo o mundo.
  • disquete_mus.gif Mas é recomendável você usar arquivos .midi, porque são mais levinhos.

Para você colocar música em suas mensagens, faça o seguinte:

1-    Clique em “criar email”

2-  Vai na aba “Formatar/Plano de Fundo/Som

Image16.jpg

3-   Vai abrir uma caixinha e você deve fazer como no print:

Image17.jpg

4-  Vai até suas músicas procure a mids que quer e clique em abrir:

Image18.jpg

5-   Aí vai voltar na caixinha novamente e é só dar ok. Veja:

Image19.jpg 

Está prontinho seu som.

Exercício

Envie um email formatado para o grupo. Ele deve conter:

A- Plano de fundo colorido

B- Imagem

C- Uma música

D-  Assinatura

Peketita’s Designer
Maio/2010