CRIANDO E EXPORTANDO BRUSHES

CRIANDO E USANDO

 

Feito no PSP9

Os pincéis são para mim elementos de rara beleza quando aplicados sabiamente em qualquer trabalho... Então, vamos aprender a criá-los: Podem ser criados à partir de imagens, desenho vetorial ou desenho digital, ou ainda, de textos. E ainda, podem ser criados com fundo de cor sólida ou transparente.

Material necessário:

Imagem.jpg ou desenho digital, ou vetorial, ou texto... etc

PSP na sua versão favorita

(use a sua criatividade)

1. Abrir a imagem.jpg que desejamos transformar em pincel, no PSP – Eu usei esta:

2. Verificar o tamanho da imagem, se precisar, reduzir o tamanho da imagem para 300 pixels na sua maior dimensão, pois a barra de opções da ferramenta já possui controle de tamanho, então, não precisamos de imagens muito grandes > Se a imagem for reduzida, aplicar um ajuste de fixação de cor > Ajuste de brilho natural (Adjust > One Step Photo Fix) – assim:

Seguido de um ajuste de brilho original (Adjust > Sharpness > Sharpen)

3. Agora, vamos transformar a imagem em tons de cinza, (Image > Greyscale) já que não necessitamos que os pincéis sejam coloridos e em seguida aplicamos um ajuste de cores da imagem (Image > Increase Color Depth - 16 milion colors – a cor é escolhida no momento de aplicarmos o pincel

4. Agora é só exportar o pincel – indo em:

5. Na janela criar tipo pincelNomear o pincel e configurar assim:

Dar Ok

6. Prontinho! Seu pincel já está na Galeria de pincéis do PSP pronto para ser usado!

 

USANDO O PINCEL CRIADO

1. Abrir uma nova imagem transparente 500x500

2. Ferramenta Pincel de Pintura (Paint Brush) – Configurar a Paleta de Materiais assim:

(Esta é a configuração da paleta para aplicação do pincel)

(Eu usei uma cor sólida e um gradiente duotone linear)

3. Agora configure a Paleta de Variação do Pincel assim:

(Esta é a configuração do pincel para dar multiplicidade na aplicação do mesmo)

4. Aplicar o Pincel criado e em seguida efeito plugin FM Tile Tools > Blend Emboss – 2 vezes, na sua configuração original (que abrir) >
Juntar todas as camadas
(Merge All Flatten) – deverá ficar assim:

(Se preferir, pode emergir todas as camadas antes, e depois aplique o efeito FM TILE TOOL)

5. Agora vamos na ferramenta retângulo e traçamos um retângulo vetorial – usando um gradiente metálico no contorno e o preenchimento nulo - assim:

6. Clicamos na ferramenta mão para tirar a seleção vetorial > Com a varinha mágica, selecionar toda borda >Aplicar um efeito de relevo tridimensional (outer bevel) – configurar assim:

Dar Ok

7. Abrir um tube de face > copiar e colar em nova camada – se desejar, aplique um efeito com o plugin FM Tile Tools – Blend Emboss > Assinar > Unir todas as camadas (Merge All Flatten) e salvar como*.jpg

Bons Estudos