CRIANDO E EXPORTANDO BRUSHES
CRIANDO E USANDO
Feito no PSP9

Os pincéis são
para mim elementos de rara beleza quando
aplicados sabiamente em qualquer trabalho...
Então, vamos aprender a criá-los: Podem ser
criados à partir de imagens, desenho
vetorial ou desenho digital, ou ainda, de
textos. E ainda, podem ser criados com fundo
de cor sólida ou transparente.
Material
necessário:
Imagem.jpg
ou desenho digital, ou vetorial, ou texto...
etc
PSP na sua
versão favorita
(use a sua
criatividade)
1. Abrir a imagem.jpg que desejamos transformar em
pincel, no PSP – Eu usei esta:

2. Verificar o tamanho da imagem, se precisar, reduzir o tamanho da imagem para 300 pixels na sua maior dimensão, pois a barra
de opções da ferramenta já possui controle
de tamanho, então, não precisamos de imagens
muito grandes > Se a imagem for reduzida,
aplicar um ajuste de fixação de cor >
Ajuste de brilho natural (Adjust > One Step
Photo Fix) – assim:

Seguido de um ajuste de brilho original (Adjust
> Sharpness > Sharpen)

3. Agora, vamos transformar a imagem em tons de
cinza, (Image > Greyscale) já que não necessitamos que os
pincéis sejam coloridos e em seguida
aplicamos um ajuste de cores da imagem (Image
> Increase Color Depth - 16 milion colors – a cor é escolhida
no momento de aplicarmos o pincel

4. Agora é só exportar o pincel – indo em:

5. Na janela criar tipo pincel – Nomear o pincel e configurar assim:

Dar Ok
6. Prontinho! Seu pincel já está na Galeria de pincéis do
PSP pronto para ser usado!
USANDO O
PINCEL CRIADO
1. Abrir uma nova imagem transparente 500x500
2. Ferramenta
Pincel de Pintura (Paint Brush) –
Configurar a Paleta de Materiais assim:

(Esta é a configuração da paleta para
aplicação do pincel)
(Eu usei uma cor
sólida e um gradiente duotone linear)
3. Agora
configure a Paleta de Variação do Pincel assim:

(Esta é a configuração do pincel para dar
multiplicidade na aplicação do mesmo)
4. Aplicar o
Pincel criado e em seguida efeito plugin FM Tile Tools > Blend
Emboss – 2 vezes, na sua configuração
original (que abrir) >
Juntar todas as
camadas (Merge All Flatten) – deverá ficar assim:

(Se preferir, pode emergir todas as
camadas antes, e depois aplique o efeito FM
TILE TOOL)
5. Agora vamos na ferramenta retângulo e traçamos um retângulo vetorial – usando um gradiente metálico no contorno e
o preenchimento nulo - assim:

6. Clicamos na ferramenta mão para tirar a seleção
vetorial > Com a varinha mágica, selecionar toda borda >Aplicar um
efeito de relevo tridimensional (outer
bevel) – configurar assim:

Dar Ok
7. Abrir um tube de face > copiar e colar em nova
camada – se desejar, aplique um efeito
com o plugin FM Tile Tools – Blend Emboss > Assinar > Unir todas as camadas
(Merge All Flatten) e salvar como*.jpg
Bons Estudos