FAZENDO E SALVANDO UMA MASK

CRIANDO E USANDO

 

Feito no PSP9

Hoje, veremos como salvar uma mask – As masks podem ser salvas nas extensões *.jpg, *.gif, *.bmp, *.msk, *.psp ou *.pspimage – todas essas extensões são reconhecidas pelo Paint Shop Pro. Na aula anterior, já vimos como salvar na extensão *.jpg e guardá-la na pasta de masks para serem usadas, assim também podem ser feitas nas extensões *.gif e *.bmp. Agora aprenderemos a salvar em disco (ou seja, diretamente na galeria do PSP), também na aula passada, usamos uma imagem para criar a mask, nesta aula, iremos fazer a mask através das ferramenta de desenho.

Material necessário:

tube

PSP na sua versão favorita

(usar a sua criatividade)

1. Abrir uma nova imagem transparente 400x400

2. Preencher com o balde de tinta com cor sólida (preta) > selecionar tudo > contrair a seleção

Configurar assim:

Dar Ok

3. Deletar no teclado > Preencher agora na cor branca > Repetir contrair seleção na mesma configuração anterior > Deletar no teclado e preencher na cor preta... e assim por diante até ficar assim:

4. Retirar a seleção > Adicionar uma nova camada

5. Agora vá em:

Para mascarar a imagem

6. Na janela adicionar máscara de imagem – configurar assim:

Dar Ok

7. Vá na paleta de camadas e com a camada da máscara selecionada ir em:

8. Camada > Carregar e salvar máscara > No disco

9. Na janela Salvar máscara no disco – configurar assim:

Nomear a máscara > Salvar

10. Prontinho! Fechar a imagem, pois não iremos mais precisar dela – já foi salva na galeria do PSP

 

USANDO A MÁSCARA SALVA NA GALERIA DO PSP

1. Abrir uma nova imagem transparente 500x500

2. Vamos preencher essa nova imagem com um gradiente ou pattern > Agora aplicamos um ajuste de brilho (Adjust > Sharpness > Sharpen) duas vezes > Depois vamos em:

3. Na janela – Carregar máscara do disco – Localizar a máscara que você salvou e configurar o restante, assim:

Clicar no botão LOAD para carregar a máscara do disco para a imagem – ficará assim:

4. Deletar a camada da máscara > Agrupar as camadas visíveis > Adicionar uma nova camada e preencher na cor que desejar > Aplicar um efeito de textura do seu agrado (eu apliquei o efeito fur seguido de adjust > sharpness > sharpen > adjust > sharpness > sharpen more – na configuração que desejar). Send to bottom.

5. Ir para a camada da máscara e aplicar o efeito relevo tridimensional (3D effects > Inner Bevel – Preset Metalic)

6. Abrir um tube copiar e colar em nova camada, deixar como está > unir as camadas visíveis e colar o tube novamente em nova camada, posicionar à gosto e aplicar uma sombra (drop shadow – também à gosto)

7. Assinar > unir todas as camadas e salvar como *.jpg

Bons Estudos