FAZENDO E SALVANDO UMA MASK
CRIANDO E USANDO
Feito no PSP9

Hoje, veremos
como salvar uma mask – As masks podem ser
salvas nas extensões *.jpg, *.gif, *.bmp,
*.msk, *.psp ou *.pspimage – todas essas
extensões são reconhecidas pelo Paint Shop
Pro. Na aula anterior, já vimos como salvar
na extensão *.jpg e guardá-la na pasta de
masks para serem usadas, assim também podem
ser feitas nas extensões *.gif e *.bmp.
Agora aprenderemos a salvar em disco (ou
seja, diretamente na galeria do PSP), também
na aula passada, usamos uma imagem para
criar a mask, nesta aula, iremos fazer a
mask através das ferramenta de desenho.
Material
necessário:
tube
PSP na sua
versão favorita
(usar a sua
criatividade)
1. Abrir uma nova imagem transparente 400x400
2. Preencher com
o balde de tinta com cor sólida (preta) > selecionar tudo > contrair a seleção

Configurar assim:

Dar Ok
3. Deletar no
teclado > Preencher agora na cor branca > Repetir contrair seleção na mesma configuração anterior > Deletar
no teclado e preencher na cor
preta... e assim por diante até ficar
assim:

4. Retirar a
seleção > Adicionar uma nova camada

5. Agora vá em:

Para mascarar a
imagem
6. Na janela adicionar máscara de imagem – configurar
assim:

Dar Ok
7. Vá na paleta
de camadas e com a camada da máscara
selecionada ir em:

8. Camada > Carregar e salvar máscara > No disco

9. Na janela Salvar máscara no disco – configurar
assim:

Nomear a
máscara > Salvar
10. Prontinho! Fechar a imagem, pois não iremos mais
precisar dela – já foi salva na galeria do
PSP
USANDO A
MÁSCARA SALVA NA GALERIA DO PSP
1. Abrir uma nova imagem transparente 500x500
2. Vamos preencher essa nova imagem com um gradiente ou pattern > Agora aplicamos
um ajuste de brilho (Adjust >
Sharpness > Sharpen) duas vezes > Depois
vamos em:

3. Na janela – Carregar máscara do disco – Localizar a
máscara que você salvou e configurar o restante,
assim:

Clicar no botão LOAD para carregar a máscara do
disco para a imagem – ficará assim:

4. Deletar a
camada da máscara > Agrupar as
camadas visíveis > Adicionar uma nova
camada e preencher na cor que desejar > Aplicar um efeito de
textura do seu agrado (eu apliquei o
efeito fur seguido de adjust > sharpness
> sharpen > adjust > sharpness > sharpen
more – na configuração que desejar).
Send to bottom.
5. Ir para a camada da máscara e aplicar o efeito
relevo tridimensional (3D effects >
Inner Bevel – Preset Metalic)
6. Abrir um tube copiar e colar em nova camada,
deixar como está > unir as camadas
visíveis e colar o tube novamente em
nova camada, posicionar à gosto e aplicar uma sombra (drop shadow –
também à gosto)
7. Assinar >
unir todas as camadas e salvar como *.jpg
Bons Estudos