SELECTION TAG

AULA 1 – TRABALHANDO COM ACESSÓRIOS

SELECTION TAG

 

Feito no PSP9

Trabalhar com seleções prontas, é muito gostoso e divertido, além dos efeitos maravilhosos que elas podem nos oferecer, dependendo é claro, do tipo de seleção que você escolher para o seu trabalho. Na galeria do PSP existe um bom número delas prontas para serem usadas, mas você também poderá criar as suas próprias seleções e exportá-las para a galeria do PSP. Mas isso, nós veremos como fazer na fase adiantada do nosso curso. Ainda falando de seleções, existe uma particularidade muito interessante, uma seleção fica perfeitamente ajustada ao quadro, quando a aplicamos sobre este, uma de tamanho igual ao seu tamanho – ou seja, quadro e seleção devem ter as mesmas dimensões – eu disse devem, mas você poderá usar uma seleção menor em um quadro bem maior, aí basta usar a ferramenta de deformação e fazer os ajustes necessários.

Material necessário:

Um tube bem bonito

Uma seleção da Galeria do PSP

Uma fonte bem bonita

PSP na sua versão favorita

(use a sua imaginação)

 

material aqui

 

... ou crie a sua seleção conforme as lições básicas e dicas - fase inicial e salve na galeria do psp para uso.

 

1. Abrir uma nova imagem transparente 500x500

2. Carregar uma seleção do disco – Indo em:

3. Na janela carregar seleção do disco – Em Seleção – Clicar na setinha apontada para baixo e escolher a seleção desejada (eu escolhi a selectionquadros2) – Configurar o restante, assim:

Clicar no Botão Load para carregar... (Observe na janela preview como a seleção ficará dentro do quadro – isto porque a seleção escolhida é menor que este)

4. Na paleta de materiais – Selecionar duas cores para preenchimento e contorno > Clicar na cor do contorno e ativar a aba gradiente para fazer um gradiente duotone linear – assim:

5. Preencher o interior da seleção com a cor do contorno – Assim:

6. Ative as guias horizontais e verticais e centralize-as no quadro para poder ajusatar a seleção ao quadro – Indo em Mostrar Guias (View > Guide) Clicar e arrastar as guias posicionando-as no local desejado, em seguida aciona a ferramenta de deformação e pressionando a tecla shift vá clicando nas setinhas do teclado até posicionar a seleção - Assim:

(Aqui eu coloquei duas guias horizontais para trazer o alinhamento pelo alto e depois alinhar no centro)

7. Retirar a seleção vetorial clicando numa ferramnta qualquer e as guias, indo em (View > Guide) novamente, ative a camada Raster 1 e Preencha-a com o Gradiente duotone linear selecionado

8. Abrir o tube > Copiar e Colar em nova camada > Passar a camada do tube para cima – ficará assim:

9. Unir as camadas visíveis – Indo em (Layer > Merge > Merge Visible) > Assinar o trabalho e Aplicar 3 bordas finas > Unir tudo para achatar as camadas > Salvar como *.jpg

Bons Estudos