TRABALHANDO COM SHAPES

USANDO OS ACESSÓRIOS

 

Feito no PSP9

As preset shapes são objetos vetoriais, servindo tanto como ornamentos, como também de base para trabalhos de composição, mais elaborados. Em tamanho reduzido, podem servir também para compor ou complementar outros elementos, tais como masks, templates, etc.

Material necessário:

Preset Shape da Galeria do PSP

Um tube ou imagem

Plugin FM Tile Tools – Efeito Blend Emboss

Fonte do seu agrado – eu usei a fonte Kaetano Gaijin

PSP na sua versão favorita

(use a sua criatividade)

1. Abrir uma nova imagem transparente 600x400

2. Acionar a Ferramenta Preset Shape > Selecionar a Shape desejada – Eu usei esta:

Shape Square – Sheded

3. Clicar e arrastar com o mouse em algum ponto do quadro para transportar a shape > Posicone à gosto – Eu deixei assim:

4. Abrir o tube > Selecionar duas cores do tube, para contorno e preenchimento > Copiar o tube (Edit > Copy) > Minimize-o para o caso de precisar dele > Unir as camadas visíveis (Layer > Merge > Merge Visible) e com a Varinha Mágica, selecione o espaço dentro da Shape > Preencher com a cor mais escura > Adjust > Add Remove Noise > Add Noise > Effects > Plugins > FM Tile Tools > Blend Emboss na configuração que abrir – Configurar assim:

Vai ficar assim:

5. Retirar a seleção (Selection > Select None > Agora selecione a parte preta da Shape e preencha com a cor mais clara – Assim:

6. Agora vamos aplicar um relevo na parte selecionada da figura – Effects > 3D Effects Inner Bevel – Configurar assim:

7. Retirar a seleção (Selection > Select None) > Agora vamos colar o tube em nova camada (Edit > Paste > Paste As New Layer) e posicione-o à gosto – eu deixei assim:

8. Agora assine o seu trabalho com uma fonte bem bonita > Aplicar uma sombra (Drop Shadow) na mesma configuração anterior > Unir todas as camadas (Layer > Merge > Merge All Flatten) > Salvar como *.jpg

NOTA: Você poderá deixar seu trabalho assim, ou se preferir, aplique três bordas finas como segunda opção.

Bons Estudos