TRABALHANDO COM SHAPES
USANDO OS ACESSÓRIOS
Feito no PSP9

As preset shapes são objetos vetoriais,
servindo tanto como ornamentos, como também
de base para trabalhos de composição, mais
elaborados. Em tamanho reduzido, podem
servir também para compor ou complementar
outros elementos, tais como masks,
templates, etc.
Material
necessário:
Preset Shape
da Galeria do PSP
Um tube ou
imagem
Plugin FM
Tile Tools – Efeito Blend Emboss
Fonte do seu
agrado – eu usei a fonte Kaetano Gaijin
PSP na sua
versão favorita
(use a sua
criatividade)
1. Abrir uma nova imagem transparente 600x400
2. Acionar a Ferramenta Preset Shape > Selecionar a Shape desejada – Eu usei esta:

Shape Square –
Sheded
3. Clicar e
arrastar com o mouse em algum ponto do
quadro para transportar a shape > Posicone à
gosto – Eu deixei assim:

4. Abrir o
tube > Selecionar duas cores do tube,
para contorno e preenchimento >
Copiar o tube (Edit > Copy) >
Minimize-o para o caso de precisar dele >
Unir as camadas visíveis (Layer > Merge >
Merge Visible) e com a Varinha Mágica,
selecione o espaço dentro da Shape >
Preencher com a cor mais escura > Adjust
> Add Remove Noise > Add Noise > Effects >
Plugins > FM Tile Tools > Blend Emboss na configuração que abrir – Configurar
assim:


Vai ficar assim:

5. Retirar a
seleção (Selection > Select None >
Agora selecione a parte preta da Shape e
preencha com a cor mais clara – Assim:

6. Agora vamos
aplicar um relevo na parte selecionada da
figura – Effects > 3D Effects Inner Bevel – Configurar assim:

7. Retirar a
seleção (Selection > Select None) >
Agora vamos colar o tube em nova camada (Edit
> Paste > Paste As New Layer) e
posicione-o à gosto – eu deixei assim:

8. Agora assine o
seu trabalho com uma fonte bem bonita >
Aplicar uma sombra (Drop Shadow) na
mesma configuração anterior > Unir todas as
camadas (Layer > Merge > Merge All
Flatten) > Salvar como *.jpg
NOTA: Você poderá
deixar seu trabalho assim, ou se preferir,
aplique três bordas finas como segunda
opção.
Bons Estudos