PAPEL DE CARTA SIMPLES

AULA 3 – TRABALHANDO FUNDOS E PAPÉIS

07 – PAPEL DE CARTA SIMPLES

FEITO NO PSP9

 

Material necessário:

Uma imagem.jpg

PSP na sua versão favorita

 

Na nossa aulinha de hoje, vamos aprender a fazer um papel de carta simples – Existem vários tipos de papéis de carta: fundo com cor sólida (branca/preta/ou outra cor) podendo ainda, conter imagem ou sem imagem; fundo com textura; fundo com pattern; fundo com gradiente; tile ou background com imagem, etc. Os papéis de carta podem ainda, ser personalizados ou não. O que é mais importante, é que eles possam ser confeccionados de modo a servir como segundo plano para as nossas mensagens e não devem sobressair ao texto. O texto é o mais importante de tudo! Os papéis de carta servem apenas para embelezar e realçar o texto, lembre-se sempre disso! Quando usar papéis muito coloridos, baixe a opacidade dos mesmos antes de salvar. Depois de prontos os papéis de carta podem ser usados no Outlook Express através do Menu Formatar > Plano de Fundo > Imagem – Na “janela imagem de plano de fundo” – Localize onde salvou o papel (preferencialmente em pasta de papéis de carta) > Selecionar o papel > Ok ou ainda, pelo Menu Formatar > Aplicar papel de carta > Criar Novo... Mas este procedimento por ser de nível mais adiantado, veremos mais tarde em outra etapa do nosso curso.

 

ROTEIRO

1. Abrir uma nova imagem transparente 1024 x 300 (Ao criarmos um papel de carta, devemos sempre observar a resolução de tela do computador – esta é a medida ideal para o nosso papel de carta, mais adiante, veremos que é possível alterar essas medidas)

2. Abrir a imagem.jpg > Selecionar uma cor da imagem com a Ferramenta Dropper (conta-gotas) > Minimize a imagem

3. Com a cor selecionada no Foreground Color (cor do contorno) > Ativar a Ferramenta Flood Fill (balde de tinta) e pinte a imagem transparente

4. Agora ative a imagem.jpg novamente > Ferramenta Clone Brush (clonar) – Configurando o Tool Options (opções da ferramenta) – Assim:

5. Com  a imagem aberta – Clicar no centro da imagem com o botão direito do mouse > Minimize a imagem novamente > Vá em Layer > New Raster Layer para adicionar uma nova camada > Agora clique com o botão direito do mouse no local onde deseja clonar a figura (preferencialmente no canto direito da imagem)

6. Vá em Layer > Merge > Merge Visible > Ferramenta Text – Assine o seu trabalho com uma fonte bem bonita, tamanho pequeno, na cor que combine com o seu papel (ou se preferir use uma cor de contraste)

7. Ir em Layer > Merge > Merge All (Flatten) para unir as Layers

8. Salvar como... (papel de carta001.jpg – ou nomeie o seu papel de carta conforme desejar!)

 

O papel de carta está pronto para ser usado no Outlook!