BORDA SIMPLES

 

AULA 2 – TRABALHANDO COM BORDAS E MOLDURAS

01- INICIANTES - BORDA SIMPLES

Feito no PSP 9

 

Nossa primeira aula é muito simples – vamos aprender a aplicar bordas em uma imagem – não confundir borda (contorno) com moldura (frame). As bordas são elementos necessários para destacar uma imagem ou trabalho em arte digital, como as “Tagback’s”. Para imagens muito grandes, diminua o tamanho para 450 pixels, na sua maior dimensão – indo em Image > Imagem information (para verificar o tamanho da imagem e em seguida, se necessário, em Image > Recize (para reduzir o tamanho da imagem).

 

Material necessário:

Para fazer esta aula você vai precisar de uma imagem.gif ou *.jpg de seu agrado

Fonte usada – Arial Black (use a sua criatividade)

PSP na sua versão preferida

 

 

1. Abrir uma imagem.gif ou *.jpg no PSP

2. Verifique o tamanho da imagem, indo em Image > Image Information – Cuide para que esta não ultrapasse os 450 pixels em sua maior dimensão – Se precisar, diminua o tamanho da imagem indo em Image > Recize – Na janela “Pixels dimensions” digitar 450 pixels para a maior dimensão e Dar OK

3. Sempre que você diminuir ou aumentar o  tamanho de uma imagem procure ajustá-la indo em Adjust > Sharpness > Sharpen (para manter o brilho da imagem)

4. Agora vamos aplicar uma borda na nossa imagem –  Ir em Image > Add Borders – Com a ferramenta dropper (conta-gotas) selecione uma cor da imagem para o foreground color (cor de contorno) - clicando com o conta-gotas sobre a cor desejada com o botão esquerdo do mouse, esta será a cor da borda – Na janela Add Borders, configurar assim:

 

5. Assinar o trabalho – Configurando o Tool Options (Opções da Ferramenta) Assim:

6. Agora vamos unir as Layers (camadas) – Ir em Layers > Merge > Merge All Flatten

7. Salvar como *.gif ou *.jpg