DICA EXTRA  - TRABALHANDO COM VETORES

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

23 - TRABALHANDO COM VETORES

 

Como vimos no início, os vetores ou desenhos vetoriais, são desenhos ou gráficos feitos na tela do computador. As formas vetoriais mais comuns são as fontes, as Preset Shapes e os desenhos vetoriais livres. Nessa dica de hoje, iremos aprender a trabalhar com eles, observando algumas de suas propriedades.

I – MODIFICANDO FONTES

A Fonte como desenho vetorial pode ser modificada no PSP quando bem desejarmos:

1. Abrir uma nova imagem 400x400 com fundo branco

2. Ferramenta de texto (Text Tool) – Selecionar a fonte Arial Black na cor do seu Agrado e Tamanho 72 – Digitar uma letra qualquer – Assim:

3. Agora vamos acionar a ferramenta caneta para tirar a seleção vetorial – O cursor do mouse mudará para a forma de uma seta preta com o sinal de “+” logo abaixo da seta – Clicar sobre a fonte digitada com o botão direito do mouse – Na janela que abrir selecionar a opção Convert to Path

Vai ficar assim:

(Note os nós – Cada um deles é responsável pela deformação do ponto ou do lado correspondente a ele – Para modificar essa fonte basta mover esses nós), veja:

Continuando nosso processo de deformação, vamos completar o trabalho – veja como fica:

Note os nós modificados – esticamos os pontos 1, 2, 3, 4 e 5 para darmos um outro formato à fonte Arial Black. Agora com esse novo modelo você poderá dar qualquer outro nome à sua fonte.

2 - FAZENDO UMA FONTE PERSONALIZADA

Você também poderá criar suas fontes  personalizadas através do desenho vetorial, para utilizar em algum dos seus trabalhos, caso resolva criar um alfabeto inteiro, poderá ainda salvar como Picture tubes na galeria do PSP. Para salvar como fonte.ttf é preciso abrir o desenho vetorial em um programa de fontes e salvá-la na extensão correta, infelizmente o PSP não trabalha com a extensão *.ttf