INFORMAÇÕES SOBRE PARTIÇÃO DE DISCO

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

18 - FORMATANDO E PARTICIONANDO UM DISCO

 

1. Um computador quando formatado tem a sua unidade de discos rígidos, particionadas geralmente, assim:

    1.1. Disco Local A:/ (Unidade de disquete) hoje quase obseleto já que raramente se usam disquetes...

    1.2. Disco Local D:/ (Unidade de arquivos) onde são guardados os arquivos comuns, tipo: imagens, músicas, vídeos, acessórios, etc...

    1.3. Disco Local C:/ (Unidade de programas) onde são guardados os arquivos de programas que acompanham seu computador ou posteriormente adquiridos (arquivos executáveis)...

    1.4. Disco Local E:/ (Unidade de DVD) onde se pode ter acesso à mídias de áudio e vídeo como CD's, DVD's, VCD's etc...

CHECANDO A PARTIÇÃO DO DISCO

Para checar a partição do disco rígido - Basta ir na barra do Menu Iniciar > Meu Computador

2.Dar dois cliquem em Meu Computador - Observe a janela Meu Computador:

3. Ela apresenta na Unidade de disco rígido a Forma com que seu computador foi particionado de fábrica ou através de técnico particular. (o meu ficou assim): como no screen acima.

Disco Local (C:) - para os programas

Disco Local (D:) - para os arquivos comuns

Unidade de DVD-RAM (E:) - para os CD's e DVD's

Disco removível (G:) - para todos os removíveis (máquina digital, celular..., etc.)

e Disco removível (G:)

 

2. Recomendações básicas:

    2.1. Na unidade D:/ Guarde somente os arquivos comuns... Inclusive os arquivos zipados, existentes, recebidos ou baixados da internet como plugins, filtros, dll's, fotos, imagens e acessórios.

    2.2. Na unidade C:/ Guarde apenas os programas que já existem no seu computador, bem como os arquivos de programas executáveis recebidos ou baixados da net... O que não é recomendado para plugins, pois estes são mini-programas, embora alguns sejam bem pesados...

    2.3. A vantagem disto é, que, o PSP já é um programa bastante pesado, quanto mais você encher esse programa de arquivos ainda mais pesados, vai fazer com que ele tenha o seu desempenho reduzido... Tornando-o lento!!! E muitas vezes travando!!!

    2.4. Antes de instalar um plugin - Cheque se vc possui todas as dll1s necessárias para o bom funcionamento dos plugins, instaladas. Verifique isso na Pasta Windows (para versões anteriores ao XP) e na Pasta Windows System32 (para versões à partir do Windows XP)

    2.5. Faça a instalação correta dos Plugins, geralmente, alguns plugins que requerem instalação, trazem um documento de texto que mostra a forma correta de instalação do mesmo. Quando não tiver, pergunte a quem possa informar. Feito isto, mostre o caminho de seu plugin instalado ao PSP para que ele possa reconhecê-lo.

    2.6. Quando estiver instalando um Plugin, é importante que o PSP esteja fechado!!! Jamais instale um plugin com o PSP aberto. Depois de instalar o Plugin, lembre-se de reiniciar o Computador - Só depois abra o PSP e localize o plugin pelo browser.

    2.7. Não instale Plugins na Pasta de Plugins do PSP - Como disse acima, o programa vai ficar mais pesado.

    2.8. Para instalar corretamente seu Plugin - Crie uma Nova Pasta na Unidade de Disco Local D:/ e nomeie esta Pasta como: "Complementos do PSP" > Abra essa Pasta e crie uma Nova Subpasta com o nome de Plugin

    2.9. Vá na sua pasta de arquivos comuns, onde vc guardou os plugins, zipados ou não, em seguida deszipe o arquivo de plugin que deseja instalar e envi-os diretamente para a Pasta Plugins que vc criou dentro da Pasta complementos do PSP na sua Unidade D:/

   2.10. Se o arquivo for executável > Abra a Pasta Plugins, localize o arquivo executável e execute-o mostrando o caminho utilizado para o PSP (D:/Complementos do PSP > Plugins > Nome do Plugin...)

   2.11. Se o plugin contiver apenas filtros de efeitos especiais - Abra uma nova pasta com o nome do Plugin e coloque todos os filtros dentro dessa nova pasta. Se o Plugin contiver além dos filtros de efeitos especiais, algum outro arquivos executável ou não, coloque-os todos dentro da pasta específica com o nome do Plugin... O PSP não reconhece "filtro solto" só reconhece o que estiver devidamente identificado em pasta.

   2.12. É importante que tudo o que tiver relacionado com plugins e seus filtros, antes de ser instalado... Tenha sido deszipado!!! Ou seja, descompactado... Alguns plugins contém mais de uma pasta zipada. Se algum arquivo permanecer zipado o PSP não vai ler este arquivo e o Plugin não aparecerá... e quando aparecer, a lista de efeitos ficará desabilitada - impedindo a execução do mesmo!!!

  

SIGAM RIGOROSAMENTE ESTAS INSTRUÇÕES... SE O SEU WINDOWS FOR O WINDOWS VISTA - TALVEZ SEJA NECESSÁRIO ALGUM COMPLEMTO OU PROGRAMA PARA AUXILIAR O RECONHECIMENTO DE ALGUNS PLUGINS. MAS POR OUTRO LADO, PARA O USO DO FRONT PAGE, EM FORMATAÇÃO DE EMAILS, NÃO É NECESSÁRIO INSTALAR NENHUMA DLL PARA QUE FUNCIONE NORMALMENTE COM ESTE EDITOR.