COMO FAZER UM “PRINT SCREEN”

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

16 - COMO FAZER UM PRINT SCREEN

 

Aqueles Tutoriais que elaboramos, cheios de imagens ilustrativas – São feitos através do Print Screen da tela ativa do nosso computador. Mas o que é um “print screen..?”

- Do inglês print – imprimir. O mesmo que, fotografar a tela ativa do computador. E como fazer para visualizar isso?

- Para visualizar a tela fotografada, iremos precisar do Paint. O Paint é um programinha básico de desenho e pintura que vem em Acessórios do Windows. O Print Screen também pode ser feito totalmente no PSP, mas este procedimento eu só mostrarei na fase intermediária do nosso Curso.

Muitas vezes também os iniciantes em qualquer programa de edição de imagens, tem suas dúvidas e, nem sempre conseguem passar a informação correta para quem de direito, no sentido de sanar essas dúvidas. E qual seria a melhor solução?

- A melhor solução é sem dúvida, fotografar a tela onde perdura a dúvida, isto é, fazer um “print” da tela ou mensagem de erro e enviar à quem possa solucionar, ajudar, esclarecer, enfim. Vamos ver como isso funciona na prática.

 

1. Localizando o Paint em seu Computador:

- O Paint pode ser facilmente localizado assim – Vá em iniciar e na janela do Menu Iniciar / Localize o ícone do Paint.

 

 

Se esta janela não estiver ativa em seu computador ou se o programa Paint não aparecer nela, faça o seguinte: Vá em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Paint

 

 

2. Como fotografar uma tela para fazer o Screen – Tomarei como exemplo uma tela qualquer – aqui representada  pelas pastas contidas em Minhas Imagens do meu computador.

Quando eu abro a página Minhas Imagens ela aparece assim na tela do computador:

 

 

3. Visualizando esta tela se eu pretendo fotografá-la vou no meu teclado e pressiono a Tecla “Print Screen” – Esta tecla localiza-se do lado direito do teclado, entre as teclas: Power (logo acima), Insert (logo abaixo), Back Space (à esquerda) e Scroll Lock (à direita) – veja:

 

 

Como não tinha nenhuma imagem de teclado – tive de fotografar o meu e como a minha máquina está na posição de economia (VGA) a imagem não ficou muito boa – Mas dá pra localizar!

4. Feito isto – Vamos abrir o Paint (como a tela já foi fotograda quando pressionamos a tecla print screen) – Abrimos o Paint ou pela janela do menu Iniciar ou em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Paint – como foi mostrado anteriormente > Em seguida acionamos no teclado as Teclas (Ctrl + V) Para colar a imagem na Área de Trabalho do Paint.

5. Quando a tela que fotografamos é colada no Paint – Vamos em Arquivo > Salvar como... > SALVAR COMO... (*.JPG) > Salvar – Veja abaixo:

 

 

Quando você vai salvar qualquer arquivo no Paint – ele salva em *.bmp (essa extensão é muito pesada) / Então em Salvar como tipo: Escolha a opção JPEG (*.JPG, *.JPEG, *.JPE, *.JFIF) logo abaixo da extensão (*.BMP, *.DB) grifado em verde. Em Nome do Arquivo – grifado em azul – Nomeie o seu arquivo como desejar.

6. Feito isto, na janela Salvar em: (no alto) – Indique o caminho onde deseja salvar a sua imagem – NÃO ESQUEÇA: SALVE A IMAGEM EM *.JPG. PRONTINHO! SEU SCREEN, já está pronto para ser usado – basta inserir a imagem no e-mail e enviar para quem desejar, ou inserir em seu texto para fazer uma ilustração ou tutorial.