COMO ENVIAR IMAGENS DIMINUINDO O PESO

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

14 - DIMINUINDO O PESO DE IMAGENS

 

Muitas vezes, em Grupos de Estudo, observamos que as pessoas enviam vários arquivos de imagem e que estes tornam a mensagem muito pesada. Esta dica foi elaborada para tentar minimizar o problema. Existem várias maneiras de se diminuir o peso das imagens enviadas por Email, uma delas é otimizando a imagem, então vejamos:

 

1. Localizar a pasta do arquivo que você deseja enviar por e-mail > Selecione a Pasta (eu selecionei a minha pasta de tubes) – veja:

2. Dois cliques sobre a pasta para abri-la > Selecionar o tube que deseja enviar

3. Observe que o tube selecionado para ser enviado tem peso igual a 437 KB – Com o arquivo selecionado > Ir em Arquivo – Aparecerá a janela Abrir

4. Note na janela abrir as opções de envio: Marque uma das opções assinaladas em verde – tanto faz uma como a outra – A redução do peso será a mesma.

 

5. Aparecerá a janela de Nova mensagem do Outlook Express – já com o arquivo compactado e anexado à mensagem – veja o peso caiu para 308 KB > Agora é só enviar a mensagem.

OUTRA FORMA DE REDUZIR O PESO DE UMA IMAGEM PARA ENVIAR POR E-MAIL:

A outra maneira de reduzir o peso de uma imagem é – Verifique o tipo de arquivo de imagem que você deseja enviar (*.gif, *.jpg, *.png ou *.bmp, etc...) – Para imagens desse tipo, o peso está diretamente relacionado ao tamanho da imagem e à resolução da imagem. Geralmente os arquivos *.gif e *.jpg são menores, já os arquivos *.png e *.bmp são arquivos mais pesados devido a se tratarem de imagens de alta resolução.

1. Diminua o tamanho da imagem, quando for necessário indo em Image > Recize depois compare o peso e a qualidade da imagem. A seguir vá em Image > Sharpness > Sharpen para devolver o brilho original da mesma. Se ainda estiver muito grande, compacte este arquivo e envie.

2. Você também poderá diminuir o peso da imagem sem perder a qualidade – levando-a para o JPEG OTPTIMIZER – Ou seja, vamos salvar a imagem com outro nome, depois de otimizá-la.

Abra a imagem no PSP – Vá em Image > Image informations para ver as informações da imagem:

(Aqui tem todas as informações sobre a imagem – caminho, Tipo, dimensões, resolução de cores e peso)

 

Vá em File > Save As – Na janela Save As... Clicar no botão Options:

Na janela de opções

(Aqui você pode ver o valor da compressão da imagem)

Clicar no botão Run Optimizer para ver e alterar o valor dessa compressão

(À esquerda a imagem atual e à direita o preview dessa imagem – note que, com compressão 20 original o peso da imagem é de 59.596 bytes)

Vamos aumentar a compressão dessa imagem para 35 – Clicando na setinha apontada para baixo ou selecionando e digitando o novo valor de compressão.

(Note agora que, com valor de compressão 35 o peso caiu para 30.686 bytes)

 

Com a ferramenta Pan Tool (mão) movimente a imagem da direita para visualizar completamente a imagem e certifique-se de que a qualidade está satisfatória, caso afirmativo – Clicar em Ok para aplicar a compressão e depois Salve a imagem com outro nome. Com o peso da imagem reduzido, agora você decide a forma de envio para diminuir ainda mais.

 

Agora compare as duas imagens abaixo:

A imagem de cima – é a imagem com compressão original 20 – peso = 46 Kb

A imagem de baixo – é a imagem com compressão alterada para 35 – peso = 20,9 Kb