AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

10 - FULL SCREEN EDIT

 

Pessoal, muitas vezes estamos trabalhando com o PSP e, na empolgação, clicamos em alguma tecla que não deveríamos, e, acontece um incidente... Geralmente os iniciantes com pouca experiência, não sabem como resolver e pensam logo que o programas deu “tilt”. Muita calma nessa hora! Parafraseando o Juvenal Antena.

Você deve ter feito o seguinte:

1. Sem querer você deve ter clicado na Tecla Full Screen Edit ou o atalho (Shift +A) – Esta tecla suspende a Barra de Menus do Programa – Mas ela permanece ativa só que fora da tela de visualização.

Veja: Aqui está normal – você visualiza a barra de menus

2. Daí o seu PSP vai ficar assim, ou seja, sem a visualização da Barra de Menus:

3. Note que sumiu a barra de menus e conseqüentemente os botões de minimizar, restaurar efechar o programa – Mas não se desespere essa barra continua ativa, só que você não a verá na tela... Mas ela permanece lá em cima, fora do campo visual. É só levar o Cursor do Mouse até o canto superior esquerdo da tela e ir correndo o mouse para a direita que você visualizará todos os Menus: File... Edit... View..., etc. Quando localizar o Menu View > Clique novamente em Full Screen Edit que a tela voltará ao normal, ou se preferir digite novamente Shift + A, ou ainda, Clique na Tecla Esc.

Veja: Aqui a barra de menus desapareceu, mas levando o cursor até a posição do menu view e clicando nele, aparece a janela view – é só clicar em Full Screen Edit ou digitar Shift + A, ou ainda, Tecle Esc - e a tela volta ao normal.