DICA DE COMO SALVAR UM TUBE PARA SER VISUALIZADO EM QUALQUER VERSÃO DO PSP – ANTERIOR À VERSÃO USADA NA SUA CONFECÇÃO

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

09 - SALVANDO TUBES

 

(Esta dica foi criada originalmente por: Diléia Prado, e na minha interpretação do assunto, fiz os ajustes necessários para uma maior compreensão sobre o tema)

 

(tube preview)

 

Se você utiliza uma versão do PSP mais recente, geralmente quando seu arquivo do tipo (*.psp ou *.pspimage) é salvo numa versão mais moderna – ele não poderá ser visualizado em outras versões anteriores por uma questão de compatibilidade.

Mas podemos fazer com que isto seja possível – Seguindo os passos abaixo descritos:

1. Com o tube ainda aberto no seu PSP e prontinho para ser Salvo em pasta apropriada – Vá em File > Save As... (Arquivo > Salvar como)...

2. Na janela Save As – Configurar assim:

3. Agora clicar no botão Options e na próxima janela “Salvar Opções” – Configurar assim:

4. Clicar no botão OK

5. Prontinho!!! Seu tube agora poderá ser visualizado em qualquer versão do PSP – Anterior à versão em que o tube foi salvo.

NOTA1: IMPORTANTE USAR SEMPRE ESTE PROCEDIMENTO AO CRIAR UM TUBE, PARA QUANDO O MESMO FOR REPASSADO, POSSA SER VISUALIZADO POR TODOS OS QUE USAM UMA VERSÃO ANTERIOR E, CASO VOCÊ RECEBA UM TUBE OU ARQUIVO (*.PSP OU *.PSPIMAGE) QUE NÃO ESTEJA ABRINDO EM OUTRAS VERSÕES ANTERIORES, ABRA-O NA VERSÃO CORRESPONDENTE A QUE ELE FOI CRIADO E SALVE NOVAMENTE DE ACORDO COM ESTA DICA.

NOTA2: OUTRO PROCEDIMENTO SIMILAR E IGUALMENTE IMPORTANTE, É, SEMPRE QUE CRIAR UM ARQUIVO EM SUA VERSÃO FAVORITA DO PSP – SALVE-O COM A EXTENSÃO (PHOTOSHOP*.PSD) ASSIM, ELE TAMBÉM PODERÁ SER VISUALIZADO EM QUALQUER VERSÃO DO PSP.

ATENÇÃO: MUITAS VEZES O TUBE FOI SALVO NA VERSÃO CORRETA, ISTO É, NA PRÓPRIA VERSÃO DO PSP QUE ESTAMOS USANDO, MAS MESMO ASSIM ELE NÃO ABRE... E AGORA?!

- VEJA BEM, SE VOCÊ TEM CERTEZA DE QUE O TUBE FOI SALVO NA MESMA VERSÃO DO PSP QUE ESTÁ USANDO, ABRA A SUA PASTA DE TUBES PELO BROWSER - QUE TODOS OS SEUS TUBES SERÃO VISUALIZADOS, EXAMINE UM A UM, SE ALGUM DELES, APRESENTAR APENAS O NOME E A IMAGEM NÃO ESTIVER VISÍVEL, DÊ DOIS CLIQUE SOBRE ELE QUE ABRIRÁ UMA IMAGEM TRANPARENTE, VÁ NA LAYER PALETTE E VEJA A SITUAÇÃO DAS LAYERS, DEVEM ESTAR DESABILITADAS (INVISÍVEIS) NESTE CASO, BASTA CLICAR NO “XIS” VERMELHO PARA TORNÁ-LAS VISÍVEIS – PRONTINHO! AGORA VOCÊ PODERÁ VER E ABRIR O TUBE QUE VOCÊ SALVOU.

ALGUNS AUTORES, SALVAM SEUS ARQUIVOS COM AS LAYERS DESABILITADAS – TALVEZ ATÉ PARA DEIXAR AS PESSOAS MENOS EXPERIENTES, DESESPERADAS!!! RSSS!.

 

- VAMOS POR ISSO SEMPRE EM PRÁTICA!!! -