DICA INICIANTES – ACESSÓRIOS

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

07 - CONHECENDO OS ACESSÓRIOS DO PSP

 

Para trabalhar no PSP assim como em qualquer outro programa de edição de imagens, necessitamos de materiais para complementarmos os nossos trabalhos, tais como imagens, brushes, masks, tubes... etc. Então vamos falar um pouco de cada um desses elementos, chamados de acessórios.

 

1. Tubes – são imagens com fundo transparente na extensão (*.psp ou *.pspimage, animationshop.psp ou ainda, *.psd). A vantagem de salvar um tube na extensão *photoshop.psd ou animationshop.psp é que ele pode ser visualizado em qualquer versão do PSP. Ao passo que um tube salvo numa versão qualquer do PSP na sua extensão de origem, não poderá ser visualizado numa versão anterior.

 

 

 Os tubes podem ser classificados em diversas categorias, como:

   

    1.1. Picture Tubes – são tubes na forma de carimbos (como os brushes) e que fazem parte do acervo de arquivos do PSP. Você também poderá criar os seus próprios tubes ou salvar tubes prontos como picture tubes – basta recorrer ao Menu File>Export>Picture Tube.

 

 

    1.2. Frames – são quadros (molduras) utilizadas no adorno final das tags. As frames também possuem fundo transparente e pasta própria entre os arquivos do PSP. Mas se você preferir, pode criar uma pasta para as suas frames, fora da pasta de Frames do PSP e elas podem ser salvas também na extensão *.gif ou *.jpg., neste caso, devem ser guardadas em pastas fora do PSP.

 

 

    1.3. Corner – são cantoneiras de formato e motivo variados, usadas para adornar as extremidades das tags, tops ou frames – entre os mais usados, estão os corners florais ou metálicos, geralmente possuem também, fundo transparente – quando vierem com fundo branco ou preto, devemos transformá-los em tube, isto é, retirando-lhes o fundo.

 

 

    1.4. Accents – enfeites de forma variada (símbolos, figuras, objetos...) usados com moderação em tags para dar destaque a fundos e/ou figuras – do mesmo modo que os corners, também se apresentam com fundo transparente e podem vir isolados ou em grupo.

 

 

    1.5. Slate – são tiras, em diversos formatos, usadas geralmente entre o fundo e a imagem – servindo como ornamento ou como suporte para os efeitos aplicados em tags, embora a forma mais comum dos slates, ser em formato de tiras, eles também podem apresentar formas geométricas ou de elemento vazado, Este tipo de elemento pode ainda ser salvo como seleção ou mask .

 

 

    1.6. Dolls – são bonecas ou bonecos – muito usados para enfeitar as assinaturas com gifs animadas – geralmente vem como arquivo.gif (fundo branco ou preto) e precisam ser transformadas em tubes verdadeiros – bastando retirar o fundo, como já vimos.

 

 

2. Brushes – são pincéis (usados como carimbo) para dar mais destaque ao background (fundo) ou aplicados sobre uma imagem ou tag (tagbackground). Para saber mais, veja as dicas sobre os brushes na página de dicas deste site.

 

 

3. Masks – são máscaras, apresentam-se no formato *.msk, *.psp, *.pspimage, *.psd ou *.jpg – geralmente usamos as masks para mascarar um background ou imagem, dando-lhes um efeito especial ou transparência. O PSP, também traz em sua galeria uma vasta coleção de masks. 

 

4. Templates – são imagens trabalhadas no formato *.psp ou *.jpg usadas como background (fundos) em trabalhos, tais como as Tag’s. como figura de segundo plano, as templates geralmente apresentam-se com baixa opacidade da layer (camada) mas poderão vir com opacidade total.

 

 

5. Selections – são seleções no formato *.psp ou *.pspimage em formato pré-definido – usadas geralmente como suporte para aplicação de cor sólida, pattern ou gradiente – você também poderá criar uma seleção no formato *.jpg e guardá-la na pasta de seleções de seu psp para ser usada – para saber mais visite a página de dicas deste site.

 

(As seleções são acessórios salvos em extensão (*.psp) em pasta própria do acervo do programa ou *.jpg)

 

6. Barras – faixas decorativas horizontais ou verticais, usadas como adorno. Muito utilizadas em topos e páginas web.

 

 

7. Blinkies – são blank tag’s no formato *.gif animada ou estática (adornada com glitteres ou brilho) e usadas em assinaturas ou pequenas mensagens.

 

 

 

8. Bordas – assim como as barras, são faixas decorativas usadas como adorno.

 

 

9. Cuts – são imagens infantilizadas no formato *.gif ou *.jpg – podendo ser usadas como tubes quando lhes retiramos o fundo. Em geral, tais imagens se apresentam com fundo branco ou preto.

 

 

10. Desenhos vetoriais – são imagens no formato *.jpg ou *.gif, feitas em editor de imagens – tais como PSP, Photoshop, Corel Draw, Flash MX, etc. A grande vantagem desse tipo de arquivo é que ele não sofre deformação quando submetido a altos valores de amplianção.

 

 

11. Gif – são imagens com baixa resolução de cores e podendo apresentar-se sob dois aspectos: animadas e sem animação.

 

 

12. Glietteres – são brilhos de cor e forma variadas – apresentam-se no formato *.gif animada e usados geralmente como enfeite ou destaque nos backgrounds, bordas de tabelas, bordas simples ou imagens.

 

 

13. Patterns – são estampas e apresentam-se no formato *.jpg – usadas geralmente como backgrounds ou enchimento de fontes, bordas e fundos.

 

 

14. Gradientes – são escalas de cores em transição – geralmente usadas com o mesmo fim das patterns. O PSP já trás uma galeria de gradientes, mas eles podem ser criados à partir de duas cores previamente determinadas na paleta de cores – para saber mais, visite a página de dicas deste Site.

 

 

15. Stamps – são estampas – geralmente no formato *.jpg ou *.psp e usadas como backgrounds ou enfeites.

 

 

16. Scraps – São recortes - também podem ser consideradas como estampas ou conjunto de estampas e tem a mesma finalidade destas – apresentam-se no formato *.psp. Geralmente são apresentados compondo Kits, com várias imagens disponíveis.

 

 

17. Background – (Back ou Fundo) – São imagens usadas como base ou pano de fundo nas “Tag Background”, fundo de páginas web ou na confecção de Tiles.

 

 

18. Textura – São elementos  texturizados usados como “background” (fundo), preenchimento de fontes, bordas ou para mesclar trabalhos mais elaborados, etc.

 

 

19. Tiles – São uma espécie de lajota sem emendas, uma vez que se dispõem em linhas e colunas e são utilizadas como fundos, sem que se perceba emendas.

 

 

20. Blings – Os blings são tubes animados de grande efeito na ornamentação de Tags e trabalhos mais elaborados. São arquivos do tipo *.gif de animação e se compões de duas ou mais frames (quadros) – Existem dois tipos de blings, tais como imagem e texto (mais comumente usados).

 

***

Nota: esteja sempre atento às novidades, no PSP, estão sempre surgindo novos materiais para complementar e embelezar os nossos trabalhos, não se limitem apenas ao que está descrito aqui. Procure, busque novos elementos.