COMO INSTALAR UM PLUGIN

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

05 - FILTROS E PLUGINS

  

Observação: Não instalar os Plugins, diretamente na pasta de plugins do PSP, pois ele ficará muito pesado. Caso não tenha ainda, crie uma Pasta chamada Complementos do PSP e dentro dela, crie uma subpasta chamada Plugins ( é nela que você deverá instalar os seus plugins ).

O local onde você deverá criar essa pasta, é opcional, há quem prefira criá-la no Disco Local C:/ (Unidade de Arquivos e Programas) o que eu não recomendo... Mas há quem prefira criá-la, como eu, no Disco Local D:/ ou F:/ Unidade de Arquivos Comuns (dependendo da partição do seu Computador).

Este é o Caminho para a Pasta e Subpasta citada acima: Meu Computador > C:/Arquivos de Programas > Jasc Software Inc > Complementos do PSP > Plugins ou se preferir: Meu Computador > C:/Arquivos de Programas > Jasc Software Inc > Complementos do PSP > Plugins, ou ainda, em D:/ Meus Arquivos Pessoais/Complementos do PSP > Plugins, ou então, F:/ > Complementos do PSP > Plugins.

O mais importante disso tudo, é mostrar o caminho para o PSP, uma vez indicado esse caminho, não altere mais, caso contrário, o PSP não mais reconhecerá esse caminho (salvo quando reamostrado a ele) e os seus plugins deixarão de funcionar corretamente ou ficarão inativos.

 

1. Observe se o plugin está guardado em uma pasta comum ou se está em pasta compactada (zipada):

 

1.1. Se o plugin estiver em pasta – abra a pasta/Aparecendo um arquivo zipado – execute o arquivo com dois cliques/Selecione os itens (efeitos) e clique em ‘extract’ ou extrat to (extrair para).

1.2. Na janela que abre – clicar em C:\ e em Arquivos de Programas/Jasc Software Inc/Complementos do PSP/Plugins (ou conforme o caminho indicado) uma das opções citadas anteriormente.

1.3. Em casos de plugins que exijam instalação completa – reinicie o computador após a instalação do mesmo.

1.4. Abra o PSP>Vá em File>File Location>Na janela que abre – selecione a opção Plugins>Clicar em Browse>Localizar  o Plugin que deseja utilizar>Selecione esse Plugin>OK>OK.

1.5. Abra a imagem que deseja trabalhar>Vá em Effects>Plugins Filters>Na janela de efeitos – escolha o efeito que deseja aplicar aplicar na imagem e clique em Aplicar ou dê OK conforme o caso (Se preferir mude também as configurações – geralmente a janela de efeitos abre com as configurações originais e podem ser alteradas quando assim o usuário desejar).

1.6. Lembre-se sempre, jamais instale um plugin com o PSP aberto. Antes de iniciar a instalação > Fechar o PSP.

 

5.1. Instalando os Plugins – No Windows Vista

 

OS MEUS PLUGINS ESTÃO NESTE CAMINHO: Iniciar > Documentos

 

Iniciar > Documentos > Público

 

Iniciar > Documentos > Público > Complementos do PSP

 

Iniciar > Documentos > Público > Complementos do PSP > Plugins

 

Dentro da Pasta Plugins devem estar todos os plugins assim como os meus, ou seja, todos dentro de suas pastas específicas: Não deve haver nenhum filtro, ou arquivo fora de suas pastas...

 

Observe as pastas específicas de cada plugin que eu tenho instalado – Não há nenhum outro tipo de arquivo fora da pasta. Dentro de cada uma dessas pastas devem estar todos os arquivos referentes a esse plugin, assim como os filtros e arquivos de licença (texto) e/ou arquivos executáveis.

 

 

Finalizando veja, agora a Pasta do Plugin Lucis Art aberta – Nela consta o filtro LUCISART.8BF, E OS DOCUMENTOS DE TEXTO, Lucisart_ABR.

 

Feito isto, informe o caminho dos Plugins ao PSP para que ele reconheça, localize e execute, quando for solicitado.

 

SE SEUS PLUGINS ESTIVEREM ASSIM COMO OS MEUS E TODAS AS DLL’S ESTIVEREM INSTALADAS DEVIDAMENTE – TODOS OS PLUGINS FUNCIONARÃO CORRETAMENTE.

 

5.2. Instalando Plugins – No Windows XP ou XPSP2

 

Iniciar > Meu Computador > Unidade de disco C:/ > Arquivos de Programas > Jasc Software Inc > Complementos do PSP > Plugins (Prontinho, todos os plugins devem estar instalados nesta pasta de plugins, criada...)

 

 Clicar em Meu computador

Clicar em Disco local (C: )

Abrir a Pasta Arquivos de programas

 Abrir a Pasta Jasc Software Inc

 Abrir a Pasta Complementos do PSP

 Abrir a Pasta Plugins (criada, fora do PSP)

Veja as pastas dos plugins - Observe que cada plugin instalado tem sua pasta específica (nada fica fora dessas pastas) ou seja, todos os filtros devem ficar dentro da pasta de cada plugin correspondente. A não ser que você resolva instalar algum filtro separadamente... O que não é muito recomendável.

Então, este é o caminho para seus plugins – C:/ > Arquivos de Programas > Jasc Software Inc > Complementos do PSP > Plugins.

 

5.3. Indicando o Caminho de um plugin para o PSP9

 

Com o seu trabalho aberto no PSP – Na hora de aplicar o plugin desejado, vá em File > Preferences > File Locations

 

 

Na janela File Locations (localização de arquivos) – Selecionar a opção Plugins > Clicar no botão de navegação pelo Browser para abrir a janela Browse for Folder > Localizar e selecionar o Plugin que deseja usar e clicar no Botão Ok para ativar o Plugin

 

 

 

Clicar no botão Ok novamente – Aguarde alguns segundos para que o PSP encontre o caminho do plugin – Prontinho! Agora é só usar o plugin indo em Effects > Plugins > Plugin Escolhido... Configurar e Aplicar.

 

 

No exemplo – eu selecionei e apliquei o plugin FM TILE TOOL BLEND EMBOSS – NA SUA CONFIGURAÇÃO ORIGINAL.

 

5.4. – Localizando e Instalando as Dll’s

 

DICA – LOCALIZANDO E INSTALANDO AS DLL’S QUE FALTAM

As dll’s – são arquivos necessários ao bom funcionamento dos plugins. Primeiro faça um cheque pra ver se todas as dll’s estão instaladas. Caso falte alguma das dll’s necessárias, copie e cole dentro da pasta Windows System (para sistema operacional anterior ao Windows XP) e dentro da pasta Windows System32 (para sistema operacional do Windows XP em diante).

Estas são as dll’s necessárias:

 

 

Para localizar as dll’s - vá em Iniciar > Computador

Depois vá em Disco Local (C:)

Dar um duplo clique em Disco Local (C:) – Para abrir a unidade de disco

Dar um duplo clique na Pasta Windows – para abrir a pasta

Do Windows XP em diante – Localizar a Pasta Windows System32 > Dar um duplo clique para abrir a pasta

NOTA: É AQUI QUE A BARATA SE ESCONDE...

Aqui está a primeira delas... (MSVBVM50.DLL) – Baixando um pouco mais a barra lateral...

Veja – Aqui estão as dll’s necessárias ao bom funcionamento dos plugins – Como elas estão em ordem alfabética, é fácil de localizar... Aqui vemos  segunda, terceira e quarta, respectivamente (msvcrt.dll/MSVCRT10.DLL/msvcrt20.dll)...

E finalmente, as duas últimas dll’s – Viu como é fácil de achar... Caso a sua pasta não esteja assim, veja qual destas dll’s está faltando em sua pasta Windows System ou System32 – Copie a DLL que falta e cole dentro desta pasta. Prontinho!!!

AGORA É SÓ IR NO PSP E TESTAR O FUNCIONAMENTO DOS SEUS PLUGINS!

 

Iniciar>Meu computador>C:\>Windows>Sistem 32 – (Local onde ficam armazenadas todas as DLL’s)

As DLL’s necessárias são essas:

MSVCRT.dll

MSVCRT10.dll

MSVCRT20.dll

MSVBVM50.dll

PLUGIN.dll

PLUGIN.ocx

 

3. Quando um plugin não funcionar corretamente – você poderá usar o Plugin Comander – esse plugin tem a função de corrigir os erros de alguns plugins, bem como converter os plugins que geralmente tem extensão 8bf (de uso do Photoshop) para o PSP.

Particularmente, todos os meus Plugins, funcionam perfeitamente em todas as versões do PSP – sem a necessidade do Comander. Creio então, que, o perfeito funcionamento, depende em muito das dll’s (devidamente instaladas) e se o Plugin foi também instalado corretamente.