ORGANIZANDO PASTAS E ARQUIVOS

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

04 - ORGANIZE-SE

 

           Geralmente quando iniciamos uma atividade qualquer, nem sempre estamos prontos para isso, quero dizer, no que se refere à organização.

           Por esta razão, elaboramos essa dica de organização de arquivos – com isso, pretendemos facilitar a localização dos materiais de que necessitamos utilizar em nossos trabalhos.

           Assim como em qualquer outro Programa, também o PSP exige que estejamos bem organizados, que nossos materiais estejam localizados adequadamente em pastas de fácil acesso. Para isso, segue-se o roteiro abaixo:

 

1. Vá no Menu Iniciar > Meu Computador > Dados F:/ (É aqui que eu guardo os meus arquivos – Você poderá guardá-los onde melhor lhe convier) – Em Dados F:/ Criei uma Pasta Meus Arquivos Pessoais (Você poderá criar a sua pasta com o nome que bem desejar).

NOTA: Esta organização inicial, vai depender de como o seu computador foi particionado, ou seja, quais as unidades de disco disponíveis. No caso do meu comutador, a particição dos disco foi feita assim:

Disquete de 3¹/² (A:) – Unidade destinada aos disquetes (disco flexível)

Sistema (C:) - Unidade destinada aos Arquivos de Programas – Nessa unidade são guardados todos os programas instalados no meu computador

Backup (D:) – Unidade destinada a cópia de arquivos importantes

Swap (E:) – Unidade destinada a outros softwares como máquinas digitais, etc...

Dados (F:) – Unidade destinada a arquivos comuns – Aqui onde guardo todos os meus arquivos de imagem, acessórios, mídias (música e vídeo), documentos de texto, etc.

Unidade de DVD-RAM (G:) – Unidade destinada a mídia de áudio CD, DVD e VCD

 

Abra seu computador e verifique primeiro como ele está particionado – Nunca misture arquivos comuns, com arquivos de programas (salvo, quando estes arquivos já fizerem parte do pacote de instalação do programa)... A não observação disso poderá levar os programas instalados, a terem comportamento inesperado quanto ao uso.

Nota: Para quem usa o Windows Vista, este, geralmente vem particionado de Fábrica apenas com a Unidade C:/ (Unidade de Arquivos de Programas e Arquivos Comuns), A unidade D:/ (Unidade de CD/DVD) e Unidade E:/ (Unidade de disco Removível), com o auxílio de um técnico, essa partição pode ser alterada conforme suas necessidades.

 

 

 

2. Em Meus Arquivos Pessoais – Guardo todos os meus arquivos com esta característica (pessoal) – Inclusive os meus trabalhos – Daí criei outra Pasta chamada Trabalhos Diversos

 

 

3. Aqui ficam todos os trabalhos de programas que utilizo como também, uma outra pasta onde coloco os materiais necessários para estes trabalhos – chamada de Acessórios de Animação – Poderia ser outro nome, mas como muitos dos materiais aqui guardados, são também necessários para confecção de gif’s animadas, usei este.

 

 

4. Em Acessórios de Animação guardo tudo o que necessito, veja:

 

 

5. Em PSP – guardo tudo o que se relaciona ao PSP – Trabalhos pessoais e Trabalhos dos Grupos que participo

 

 

Feito isto, espero ter ajudado aos iniciantes, a começarem a organização de suas pastas, não há necessidade de seguirem este mesmo esquema, façam como achar melhor, de modo que lhes dê praticidade e agilidade no manuseio de seus arquivos e pastas.

 

De acordo com este esquema, aqui está todo o Caminho: Iniciar > Meu Computador > Dados F:/ > Meus Arquivos Pessoais > Trabalhos Diversos > (Acessórios de Animação – Para os Materiais) > PSP (Para Tudo Relacionado com o PSP) > Trabalhos PSP (Para todos os meus Trabalhos realizados no PSP)