DICA PARA
INICIANTES – CONHECENDO O PSP –
PARTE II
AULA 1 –
LIÇÕES BÁSICAS E DICAS
02 –
BARRAS E FERRAMENTAS
2. Barras
e Ferramentas (Toolbars)
– As barras e as ferramentas de qualquer
editor de imagens – São os elementos
essenciais na execução dos trabalhos
realizados com esse editor. Por esta razão
devem ser do conhecimento de todos os
usuários. Você deve saber a localização e a
utilidade de cada um desses elementos.
2.1.
Barra de menus
– A barra de menus, contém o menu principal
do Programa.

File
(Arquivo)
– Abre, fecha, salva, importa, exporta,
envia... arquivos, etc

Edit
(Editar)
– Copia, cola, corta e deleta um arquivo

View
(Visualizar)
– Serve também para habilitar procedimentos
auxiliares como os scripts, as palettes, a
régua, grades e guias, etc.

Image
(Imagem)
– Mostra informações da imagem, modifica sua
posição, rotaciona, adiciona bordas e molduras, etc.

Effects
(Efeitos)
– Contém uma galeria de efeitos, filtros e
plugins

Adjust
(Ajuste)
– Serve para tratar uma imagem com relação
ao brilho, cor e saturação – muito utilizado
para retocar ou corrigir defeitos em fotografias

Layers
(Camadas)
– Organiza o empilhamento de imagens para
que possam ser trabalhadas todas de uma só
vez ou separadamente - o trabalho com
camadas é fundamental para quem deseja se
especializar como arte digitalista.

Objects
(Objetos)
– Serve para alinhar, distribuir,
transformar em curva e editar nós em
desenhos vetoriais

Selections (Seleções)
– Seleciona, modifica, edita e salva
seleções

Window
(Janela)
– Abre, fecha, duplica, amplia e retrai
janelas de um documento

Help
(Ajuda)
– Traz informações atualizadas sobre o
programa e como manuseá-lo de forma correta

2.2.
Barras de ferramentas padrão
– Mostra os atalhos dos menus principais
através de ícones.

File New
(Arquivo Novo)
– Abre um novo arquivo em branco (nova
imagem de cor sólida ou transparente).
File Open
(Abrir Arquivo)
– Abre um arquivo existente
Twain
Adquire (Captura de imagem)
– Através de Scanner ou outro Disco
Removível
Save
(Salvar)
– Botão salvar arquivo
Print
(Imprimir)
– Imprime um arquivo ou documento
Undo
(Desfazer)
– Desfaz a
última ação executada – A particularidade
desta ferramenta, é que ela desfaz
sequencialmente, todas as ações feitas.
Rendo
(Refazer)
– Refaz uma ação desfeita – A
particularidade desta outra ferramenta é que
ela pode refazer todas as ações desfeitas
2.3.
Barra de ferramentas
– Mostra as ferramentas de desenho e
pintura.

Cada uma das
ferramentas abaixo listadas, possui ainda,
suas variações – Basta clicar na setinha
apontada para baixo para visualizá-las.
Pan
Tool (Mão)
– As ferramentas desta categoria são tidas
como ferramentas de recomposição, através do
mouse, desativa a ferramenta utilizada
anteriormente e a lupa, amplia e recompõe
uma imagem ao seu tamanho original – a lupa
deve ser sempre usada em detalhes muito
pequenos ou de precisão auxiliando a
visualização da parte trabalhada.
Deform
Tool (Deformação)
– Ferramenta de deformação, rotaciona, move,
estica e encolhe a imagem inteira de forma
proporcional ou irregular, também é possível
esticar e encolher apenas as laterais da
imagem de forma regular (pressionando a
tecla Ctrl) e arrastando; e irregular
(pressionando a tecla Shift) e arrastando...
Veja mais ações.
Crop
Tool (Cortar)
– Ferramenta de corte, elimina os excessos,
partes indesejadas da imagem ou figura.
Move
Tool (Mover)
– Ferramenta mover, move a posição da
imagem, ou área selecionada de uma imagem.
Selection
Tool (Selecionar)
– Ferramenta de seleção, executa vários
tipos de seleção
Dropper
Tool (Conta gotas)
– Ferramenta de captura de cores – já a
ferramenta replace color produz a mudança de
cor de uma imagem
Paint
Brush (Pincel)
– Ferramenta pincel, funciona da mesma forma
que os picture tubes e as preset shapes, na
forma de carimbo.
Clone
Brush (Clonar)
– As ferramentas desta categoria,
consideradas ferramentas de clonagem, também
funciona como carimbo, capturando uma cor ou
imagem próxima e aplicada em sua totalidade
ou em parte sobre o mesmo suporte
(restauração) ou sobre um suporte distinto
(clone)
Smudge
(Manchar)
– As ferramentas desta categoria são usadas
para retoques (manchar, espalhar, suavisar,
etc...)
Lighten/Dark
Brush (Pincel suave/áspero)
– Ferramenta de ajuste de tons, suavisa
cores e tons e/ou torna-os mais vivos.
Eraser
Tool (Borracha)
– As ferramentas desta categoria são usadas
para apagar imagem ou fundo, mas também
podem ser utilizadas como pincel de pintura
Picture
tube (Carimbo)
– São carimbos oriundos de imagens
transparentes (tubes)
Palette
Knaif (Espátula)
– As ferramentas desta categoria são usadas
para pintura (óleo, pastel, caryon, etc...)
Flood
Fill (Balde de tinta)
– Ferramenta utilizada para colorir uma
imagem ou área selecionada
Text
Tool (Texto)
– Ferramenta de edição de texto
Preset
Shapes (Carimbos vetoriais)
– Ferramenta usada como carimbo, com a
propriedade de executar desenhos vetoriais
prontos
Pen
Tool (Caneta)
– Ferramenta de desenho vetorial criativo,
executa traços consecutivos, retos e curvos,
e ainda, admite a edição de nós
Object
Selection Tool (Seleção de objetos)
– Ferramenta de seleção de objeto ou desenho
vetorial
2.4.
Barra de Status
– A barra de status oferece informações
sobre o programa e das imagens que estão
sendo trabalhadas

2.5.
Barra de Materiais
– A Barra de materiais contém as diversas
palettes: Paleta de cores, Layer Palette,
Brush Variance, Histórico e Overview.

Paleta de
Cores
– A paleta de cores apresenta a caixa de
cores do programa com três opções de
preenchimento: cor sólida, gradiente e
pattern.

Overview
– Janela de visualização do trabalho que
está sendo editado

Brush
Variance
(Variação do pincel) – Através do brush
variance você poderá alterar o comportamento
dos brushes (pincéis) tornando a sua
aplicação (isolada, arrastada ou múltipla)
mais adiante veremos um estudo completo
sobre os brushes.

Layer
Palette
(Paleta de camadas) – Paleta de camadas,
muito importante na execução de trabalhos
bem elaborados, todo usuário deve ter
conhecimento e domínio deste artifício para
poder executar seu trabalho com perfeição.
Clicando sobre o ícone do olho, podemos
ocultar e/ou devolver a visibilidade da
camada (layer). Clicando e arrastando na
dupla seta (branca) ao lado do olho, podemos
alterar a opacidade da camada (layer).
Clicando na setinha preta ao lado da janela
de opacidade podemos acionar o Blend Mode e
mudar da posição Normal para as opções
existentes, tais como: Multiply, Overlay,
Diference, Burn, etc...

History
(histórico)
– A paleta
histórico, relata e grava todos os passos
efetuados na execução do trabalho.

Estude,
observe, analise todas as possibilidades das
barras e ferramentas de edição do seu PSP. |