DICA PARA INICIANTES – CONHECENDO O PSP – PARTE II

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

02 – BARRAS E FERRAMENTAS

 

2. Barras e Ferramentas (Toolbars) – As barras e as ferramentas de qualquer editor de imagens – São os elementos essenciais na execução dos trabalhos realizados com esse editor. Por esta razão devem ser do conhecimento de todos os usuários. Você deve saber a localização e a utilidade de cada um desses elementos.

2.1. Barra de menus – A barra de menus, contém o menu principal do Programa.

File (Arquivo) – Abre, fecha, salva, importa, exporta, envia... arquivos, etc

 

Edit (Editar) – Copia, cola, corta e deleta um arquivo

View (Visualizar) – Serve também para habilitar procedimentos auxiliares como os scripts, as palettes, a régua, grades e guias, etc.

Image (Imagem) – Mostra informações da imagem, modifica sua posição, rotaciona, adiciona bordas e molduras, etc.

Effects (Efeitos) – Contém uma galeria de efeitos, filtros e plugins

Adjust (Ajuste) – Serve para tratar uma imagem com relação ao brilho, cor e saturação – muito utilizado para retocar ou corrigir defeitos em fotografias

Layers (Camadas) – Organiza o empilhamento de imagens para que possam ser trabalhadas todas de uma só vez ou separadamente - o trabalho com camadas é fundamental para quem deseja se especializar como arte digitalista.

Objects (Objetos) – Serve para alinhar, distribuir, transformar em curva e editar nós em desenhos vetoriais

Selections (Seleções) – Seleciona, modifica, edita e salva seleções

Window (Janela) – Abre, fecha, duplica, amplia e retrai janelas de um documento

Help (Ajuda) – Traz informações atualizadas sobre o programa e como manuseá-lo de forma correta

2.2. Barras de ferramentas padrão – Mostra os atalhos dos menus principais através de ícones.

File New (Arquivo Novo) – Abre um novo arquivo em branco (nova imagem de cor sólida ou transparente).

File Open (Abrir Arquivo) – Abre um arquivo existente

Twain Adquire (Captura de imagem) – Através de Scanner ou outro Disco Removível

Save (Salvar) – Botão salvar arquivo

Print (Imprimir) – Imprime um arquivo ou documento

Undo (Desfazer) – Desfaz a última ação executada – A particularidade desta ferramenta, é que ela desfaz sequencialmente, todas as ações feitas.

Rendo (Refazer) – Refaz uma ação desfeita – A particularidade desta outra ferramenta é que ela pode refazer todas as ações desfeitas

2.3. Barra de ferramentas – Mostra as ferramentas de desenho e pintura.

Cada uma das ferramentas abaixo listadas, possui ainda, suas variações – Basta clicar na setinha apontada para baixo para visualizá-las.

 Pan Tool (Mão) – As ferramentas desta categoria são tidas como ferramentas de recomposição, através do mouse, desativa a ferramenta utilizada anteriormente e a lupa, amplia e recompõe uma imagem ao seu tamanho original – a lupa deve ser sempre usada em detalhes muito pequenos ou de precisão auxiliando a visualização da parte trabalhada.

 Deform Tool (Deformação) – Ferramenta de deformação, rotaciona, move, estica e encolhe a imagem inteira de forma proporcional ou irregular, também é possível esticar e encolher apenas as laterais da imagem de forma regular (pressionando a tecla Ctrl) e arrastando; e irregular (pressionando a tecla Shift) e arrastando... Veja mais ações.

 Crop Tool (Cortar) – Ferramenta de corte, elimina os excessos, partes indesejadas da imagem ou figura.

 Move Tool (Mover) – Ferramenta mover, move a posição da imagem, ou área selecionada de uma imagem.

 Selection Tool (Selecionar) – Ferramenta de seleção, executa vários tipos de seleção

 Dropper Tool (Conta gotas) – Ferramenta de captura de cores – já a ferramenta replace color produz a mudança de cor de uma imagem

 Paint Brush (Pincel) – Ferramenta pincel, funciona da mesma forma que os picture tubes e as preset shapes, na forma de carimbo.

Clone Brush (Clonar) – As ferramentas desta categoria, consideradas ferramentas de clonagem, também funciona como carimbo, capturando uma cor ou imagem próxima e aplicada em sua totalidade ou em parte sobre o mesmo suporte (restauração) ou sobre um suporte distinto (clone)

 Smudge (Manchar) – As ferramentas desta categoria são usadas para retoques (manchar, espalhar, suavisar, etc...)

 Lighten/Dark Brush (Pincel suave/áspero) – Ferramenta de ajuste de tons, suavisa cores e tons e/ou torna-os mais vivos.

 Eraser Tool (Borracha) – As ferramentas desta categoria são usadas para apagar imagem ou fundo, mas também podem ser utilizadas como pincel de pintura

 Picture tube (Carimbo) – São carimbos oriundos de imagens transparentes (tubes)

 Palette Knaif (Espátula) – As ferramentas desta categoria são usadas para pintura (óleo, pastel, caryon, etc...)

 Flood Fill (Balde de tinta) – Ferramenta utilizada para colorir uma imagem ou área selecionada

 Text Tool (Texto) – Ferramenta de edição de texto

 Preset Shapes (Carimbos vetoriais) – Ferramenta usada como carimbo, com a propriedade de executar desenhos vetoriais prontos

 Pen Tool (Caneta) – Ferramenta de desenho vetorial criativo, executa traços consecutivos, retos e curvos, e ainda, admite a edição de nós

 Object Selection Tool (Seleção de objetos) – Ferramenta de seleção de objeto ou desenho vetorial

2.4. Barra de Status – A barra de status oferece informações sobre o programa e das imagens que estão sendo trabalhadas

 

2.5. Barra de Materiais – A Barra de materiais contém as diversas palettes: Paleta de cores, Layer Palette, Brush Variance, Histórico e Overview.

Paleta de Cores – A paleta de cores apresenta a caixa de cores do programa com três opções de preenchimento: cor sólida, gradiente e pattern.

Overview – Janela de visualização do trabalho que está sendo editado

Brush Variance (Variação do pincel) – Através do brush variance você poderá alterar o comportamento dos brushes (pincéis) tornando a sua aplicação (isolada, arrastada ou múltipla) mais adiante veremos um estudo completo sobre os brushes.

Layer Palette (Paleta de camadas) – Paleta de camadas, muito importante na execução de trabalhos bem elaborados, todo usuário deve ter conhecimento e domínio deste artifício para poder executar seu trabalho com perfeição. Clicando sobre o ícone do olho, podemos ocultar e/ou devolver a visibilidade da camada (layer). Clicando e arrastando na dupla seta (branca) ao lado do olho, podemos alterar a opacidade da camada (layer). Clicando na setinha preta ao lado da janela de opacidade podemos acionar o Blend Mode e mudar da posição Normal para as opções existentes, tais como: Multiply, Overlay, Diference, Burn, etc...

History (histórico) – A paleta histórico, relata e grava todos os passos efetuados na execução do trabalho.

 

Estude, observe, analise todas as possibilidades das barras e ferramentas de edição do seu PSP.