DICA PARA INICIANTES – CONHECENDO O PSP – PARTE I

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

01 – CONHECENDO O PAINT SHOP PRO

 

Estas dicas foram por mim elaboradas, com o objetivo de facilitar o estudo do PSP pelos nossos iniciantes, além de fazer com eles venham a se familiarizar com este editor, e torná-lo capaz de melhor compreender os tutoriais e executar os nossos trabalhos e lições com exatidão, e, ainda, que possam também, superar os primeiros obstáculos deste curso, por si só. Escolhemos o PSP9 para realizar nossas aulas, porque esta versão é uma versão intermediária entre o velho PSP7 (maioria dos tutoriais de grupos) e a mais recente (PSPXII – usado pela maioria das pessoas que tem curiosidade e gosta de novidades). Lembrando ainda, que, para utilizar uma versão mais recente ou mais antiga, é necessário conhecer bem a sua ferramenta para poder realizar um trabalho sem problemas.

1. Conhecendo o PSP

     1.1. Interface – Esta é a interface do PSP9 – Apresentamos aqui a interface do PSP9 – Programa oficial utilizado para elaboração dos nossos Tutoriais e Aulas.

     1.2. Área de trabalho – Esta é a área de trabalho do PSP9 – Aqui onde são executados todos os trabalhos com imagens.

NOTA: Se você usa uma outra versão do PSP anterior, ou posterior ao PSP9 – Basta fazer a comparação da interface e área de trabalho e depois, checar as ferramentas, menus, etc., e verificar as mudanças apresentadas.

Sempre há algo de novo a cada nova versão apresentada. Mexa mesmo! Conheça melhor sua ferramenta de Edição.

     1.3. Configurações – Não apenas o PSP, mas todo programa de edição de imagens, deve, antes de tudo, estar configurado para funcionar adequadamente. Assim que devidamente instalado, o PSP apresenta-se nas suas configurações originais – Todo usuário, deve observar essas configurações iniciais e, de acordo com a necessidade e sua maneira de trabalhar, poderá ou não, alterar essas configurações de imediato ou quando assim o desejar e/ou quando se fizer necessário.

     1.4. Checando as configurações originais do Programa – Existem 5 pontos essenciais aqui destacados, que eu particularmente, considero como necessário de ser checado antes de começar a usar:

a) GENERAL PROGRAM PREFERENCES – Preferências gerais do programa

b) FILE FORMAT PREFERENCES – Preferências de formato de arquivos

c) FILE FORMAT ASSOCIATIONS – Preferências de associação de arquivos

d) FILE LOCATIONS – Localização de arquivos

e) AUTOSAVE SETTINGS – Autosalvar

Para checar vá em File > Preferences – Na janela que abrir > Clicar em cada um dos itens destacados e verificar as configurações originais > Copiar e guardar estas configurações – caso você venha a fazer alguma alteração, possa depois, retornar às configurações originais.

GENERAL PROGRAM PREFERENCES – Cada uma das abas dessa janela, contém configurações que devem ser lidas e entendidas pelos usuários. Verifique uma a uma, elas contém informações importantes de dados e valores, que, quando alterados poderão resultar em um comportamento inesperado ou mudança brusca.

FILE FORMAT PREFERENCES – Veja as informações de cada uma das abas, copie e guarde para uma eventualidade.

FILE FORMAT ASSOCIATIONS – A janela associação de arquivos apresenta todos os arquivos cujas extensões podem ser associadas ao programa, na configuração original todas as janelas estão desmarcadas, cabe ao usuário, assinalar as extensões que deseja associar. No help do programa, existe uma indicação de quais arquivos devem ser assinalados.

FILE LOCATIONS – Através da localização de arquivos você pode adicionar, remover e visualizar arquivos pelo Browser (navegador)

É através do Browser que você visualiza muitos dos arquivos que normalmente não abrem no PSP quando você vai em File > Open – Quando estes arquivos não abrirem pelo Browser é porque foram criados em uma versão diferente da que você está usando. Mais adiante, veremos como resolver este problema.

Para visualizar arquivos pelo Browser – Vá em File > Browse... > Selecione o tipo de arquivos que você deseja Visualizar ou Abrir (Brushes, Masks, Patterns, Plugins... ) Aparecerá na janela ao lado todos os arquivos possíveis de serem visualizados:

 

(Veja: Aqui eu selecionei a pasta de brushes – e ao lado todos os brushes visíveis)

Veja: Aqui eu selecionei a opção Plugins e na janela Plugins file folders – Aparece a localização da pasta que contém os meus plugins (para confirmar o plugin basta dar Ok duas vezes)

AUTOSAVE SETTINGS – Muito útil para quem costuma esquecer de salvar um trabalho, ou mesmo para quando você esteja trabalhando e acontece algum incidente, como (queda de energia, travamento do programa, etc...) com esta janela configurada como na figura abaixo, ao retornar ao programa, ele recupera automaticamente o que você estava fazendo antes do incidente.

ESTUDE, LEIA COM ATENÇÃO, EXERCITE... E SOBRETUDO, MEXA! É MEXENDO QUE SE APRENDE A LIDAR COM O PROGRAMA. MAS LEMBRE SEMPRE, DE VERIFICAR COMO ELE ESTAVA ANTES DE MEXER!!!