TRANSFORMANDO RETAS EM CURVAS

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

8 - TRANSFORMANDO RETAS EM CURVAS

Feito no PSP9

 

O desenho vetorial oferece essa flexibilidade, o de transformar uma reta em curva, o processo é muito simples e servirá para que, no futuro, você possa criar suas próprias imagens com o devido conhecimento dessa ferramenta mágica, a caneta.

1. Abrir uma nova imagem 400x400 com fundo branco

2. Na Paleta de Materiais deixar as Caixas de cores no padrão original – Assim:

3. Acionar a Ferramenta Caneta (Pen Tool)  > Clicar respectivamente nos pontos 1 (início) e 2 (fim) para determinar a reta – Assim:

4. Agora vamos clicar com o botão direito do mouse no ponto 2 (end) para abrir a janela de opções de nós > Selecionar a opção Node Type

5. E em seguida a opção de curva "Curve Before ou Curve After" - conforme a sua necessidade, aqui optamos por Curve Before

6. Observe sobre a linha, o nó de deformação (alça de deformação)

7. Clicar em cima do nó de deformação com o botão esquerdo do mouse e arrastar para fora – Assim:

8. A forma da curva vai depender do sentido do arrasto da alça de deformação da linha, você poderá arrastar em qualquer direção... No exemplo, arrastei para a direita e um pouco mais para baixo. Agora solte o nó, a linha permanecerá selecionada, para retirar a seleção basta clicar na ferramenta Pan Tool e pronto! A linha foi finalizada!!!

 

E aí está a nossa reta, transformada em curva. É pois, através deste procedimento que você irá dobrar qualquer linha reta, transformando a mesma em curva, você poderá ainda, encurtar ou alongar a linha, esticando os seus nós pelas extremidades.

Bons estudos