USANDO A FERRAMENTA CANETA

AULA 1 – LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

7 - USANDO A CANETA

Feito no PSP9

 

O objetivo desta lição, não é fazer de vocês exímios desenhistas, mas sim, torná-los capazes de utilizar as ferramentas de desenho do PSP.

A Caneta (Pen Tool) é uma das ferramentas de desenho vetorial do PSP – com ela podemos fazer traços cheios (Shapes) ou apenas contornos, dependendo da configuração da caixa de cores na paleta de materiais. Os desenhos vetoriais feitos com a caneta, podem ser criativos (da imaginação do artidigitalista) ou cópias do original (sobrepondo camadas de desenho à imagem original).

1. Abrir uma imagem transparente (ou se preferir, com fundo branco) 400x400 pixels

2. Acionar a Ferramenta Pen Tool (caneta) e configurar a Material Palette – Assim:

... E o Tool Options (opções das ferramentas) – Assim:

3. Com a caneta acionada vá clicando no quadro em pontos distintos aleatórios – assim:

Note os nós – estes elementos são o que comumente caracterizam um desenho vetorial – observe ainda que as linhas estão selecionadas, dessa forma podemos ainda alterar sua espessura, basta ir no Tool Options e alterar o valor do Width de 1,00 para 5,00 por exemplo, veja:

(Logo: a janela Width é responsável pela espessura do traço!)

4. Baseado nesse mesmo processo, podemos ainda alterar a cor e a forma do traço – veja:

5. Note ainda, que na linha traçada, eu não fiz a ligação dos pontos, deixando a linha aberta. Caso desejemos fechar esta linha para poder preenche-la com cor, basta clicar no ícone (Close selection open contours) fechar contorno selecionado em aberto.

(A janela "line style" - é responsável pela forma do traço ou da linha e a cor é definida na "caixa de cores" da paleta de materiais)

E o desenho ficará assim:

Dependendo do que você deseja fazer, o desenho poderá ficar assim ou, preenchido com cor:

6. Aqui, o cuidado que devemos ter com o preenchimento de desenhos vetoriais, é que eles geralmente deixam pixels falhos – note os pontos em branco – Para corrigir isto, use a Ferramenta Zoom para ampliar o desenho e corrija ponto à ponto os pixels falhos até que o preenchimento fique uniforme – Assim:

7. Para trabalhar com desenhos cheios basta configurar a paleta de materiais assim:

Ou marca a caixa de cores com cores diferentes ou com a mesma cor (eu marquei duas cores distintas) e meu desenho ficou assim:

FAZENDO UM DESENHO LIVRE

Para fazer um desenho livre com a ferramenta caneta, basta seguir as mesmas instruções acima, a cada novo traço executado lembrar de unir as camadas indo em (layer > merge > merge visible) antes de executar novo traço para formar seu desenho, e, no momento de preencher com tinta, selecionar com a varinha mágica a parte a ser preenchida e adicionar uma nova camada para que o preenchimento fique mais uniforme. Caso tenha problema com o preenchimento, use a lupa para corrigir!

Este é o meu desenho com a caneta – bem infantil, né! Mas você pode fazer desenhos mais realistas, este é apenas um exemplo – na fase adiantada e avançada, iremos fazer desenhos mais elaborados, inclusive com o uso de outras ferramentas como retângulo, elipse, shapes e preset shapes.

Bons Estudos