FAZENDO UM GRADIENTE DUOTONE

6 - FAZENDO UM GRADIENTE DUOTONE

Feito no PSP9

 

Nessa lição, iremos aprender a fazer um gradiente duotone (duas cores) para ser usado imediatamente em nosso trabalho. Lembrando ainda que, os gradientes podem ter vários formatos - no exemplo, faremos um gradiente duotone "linear", mas poderia ser também: "retangular, sunburst ou radial", dependendo de como desejamos utilizar este gradiente.

1. Abrir uma nova imagem transparente 400x400 pixels

2. Na paleta de materiais – Selecionar duas cores distintas para o foreground color (contorno) e para o background color (preenchimento) eu escolhi as cores #000000 e #ff000000, respectivamente – Assim:

3. Clicar na caixa de cor do foreground color (contorno) para abrir a Janela de propriedades do material (Material Properties) – Vai aparecer de acordo com a última configuração aplicada – Selecione a Aba Gradiente e configure como mostra a figura abaixo:

... Mas não dê Ok ainda, na janela de Edição do Gradiente, no alto aparece o nome do Gradiente ativo (Electric blues) > Clicar na setinha apontada para baixo e localize o Gradiente duotone (foreground/background) > Clicar nele para selecionar

4. Ao selecionar o Gradiente duotone, vai ficar assim:

5. Agora dê Ok para confirmar a opção – E a paleta de materiais vai ficar assim:

6. Prontinho! Seu Gradiente já pode ser usado – Clicar na Ferramenta Balde de Tinta (Flood Fill) e clicar na imagem transparente para preencher.