LIÇÕES BÁSICAS

AULA 1 - LIÇÕES BÁSICAS E DICAS

02 - Falando de configurações

Feito no PSP9

 

Desde que iniciei o meu estudo do PSP, venho observando, analisando e tentando solucionar as dúvidas ocorridas ao longo do nosso Curso. Eis aqui mais uma dúvida de muitos que estão iniciando conosco, espero que lhes seja bastante útil.

Quando instalamos o Paint Shop Pro, este, já vem com suas configurações originais, ao acionar um dos efeitos da galeria do PSP, este já abre na sua configuração original... À medida que vamos executando os nossos trabalhos ou  mesmo seguindo tutoriais, estas configurações precisam muitas vezes, de serem alteradas, é disso que iremos falar agora. O mesmo acontece com os plugins.

Tomaremos apenas um efeito como exemplo e, evidentemente que, tudo o que for falado aqui é válido para todo e qualquer efeito, quer seja ele da Galeria do PSP ou de Plugins.

Efeito Textura: Fur

A textura Fur, é um efeito do PSP que somente deve ser aplicado em imagens poli-cromáticas, ou seja, que contenham no mínimo duas cores, ou ainda, em escala de cinza, o mesmo não funciona em imagens monocromáticas (cor única). São exemplos de imagens poli-cromáticas: Fotografias, Paisagens, Desenhos vetoriais, Gradientes, Patterns, etc.

Quando acionamos o efeito Fur – Abrir-se-á a caixa “Fur” com as características abaixo:

1. A janela Preset – Esta janela contém uma galeria do efeito personalizada à qual denominamos “Presets” ou ajustes prévios – Clicando na setinha apontada para baixo do lado direito da janela, abrirá uma nova guia, contendo uma lista de Presets da Galeria do PSP.

1.1. Então, as Presets, são configurações pré-definidas do efeito em uso, elas recebem um nome que as identifica. Nós também podemos criar as nossas próprias Presets, assim, quando alteramos o valor das configurações originais e estes valores não constam na lista de presets do PSP, podemos salvar como uma Preset pessoal nossa, bastando para isso, clicar no Botão Save Preset (Salvar ajuste) e dar um nome à ela. Feito isto, ela passará a fazer da Galeria do PSP para quando necissitarmos, sem ter que ficar digitando os valores – Acionando uma Preset, o efeito é automaticamente aplicado sobre a imagem aberta.

2. A janela Blur – Blur (Significa borrar) – Quando alteramos os valores desta caixa, o efeito ficará mais, ou menos, borrado.

3. A janela Density – Density (Densidade) – Quando alteramos os valores desta caixa, o efeito ficará mais, ou menos, denso.

4. A janela Lenght – Lenght (Comprimento, Longitude) – Quando alteramos os valores desta caixa, o efeito ficará mais, ou menos, comprido, extenso.

5. A janela Transparency – Transparency (Transparência) – Quando alteramos os valores desta janela, o efeito ficará mais, ou menos, transparente.

(Note: na janela da esquerda o gradiente e na direita o efeito aplicado – na última configuração usada)

(Note agora, que dobramos o valor do embaçamento – Mais Blur)

(Agora dobramos a extensão no comprimento longitudinal do efeito)

(Neste exemplo, diminuímos a densidade do efeito)

(... E por último, aumentamos a transparência do efeito)

Além de poder alterar as configurações dos efeitos para obter resultados diferenciados, você ainda poderá usar as Presets (efeitos pré definidos) desses efeitos... Veja: Clicando na setinha apontada para baixo, na janela das Presets, vai abrir mais uma janela, contendo as presets salvas na galeria do seu PSP...

Agora é só escolher um efeito pré definido e ver o resultado e as suas configurações. Vamos escolher como exemplo a Preset Stitches – Posteriormente, teste todos os efeitos

Todas as configurações podem ser alteradas para mais ou para menos – As configurações originais são as configurações existentes, no momento em que se abre o programa e o efeito pela primeira vez... Daí por diante, o programa gravará sempre, a última configuração aplicada.

Examine nos demais efeitos de Galeria, as configurações indicadas, bem como suas Presets (existentes) e o significado de cada opção de mudança dessas configurações, assim, você saberá exatamente o que está fazendo com a imagem a ser trabalhada.

A versão que utilizamos para o nosso estudo, é o PSP9 - cada efeito possui sua galeria própria de Presets, por exemplo: Effects > 3D Effects > Inner Bevel - Preset Metálic. Note, que em vez de apresentar a configuração do efeito, eu citei apenas o nome da Preset, com que estas configurações foram salvas "metalic". Note então que dependendo da versão que você utiliza, esta preset poderá estar na galeria do seu PSP ou não. O PSP9 possui um número limitado de presets, mas para utilizar outras presets, basta copiar as que você não possui, do PSP8, por exemplo, e colar na pasta de presets do seu PSP e utilizar normalmente ou, se preferir, configure a preset que falta, salvar e pronto!

Bons Estudos